compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Haverá unificação das várias denominações existentes para operações de saque e depósito, diz Febraban. Depois, vai atingir outras transações
As nomenclaturas dos extratos bancário serão padronizadas a partir de segunda-feira (dia 08). A mudança vai atingir todas as instituições financeiras associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O objetivo da medida é facilitar a compreensão dos correntistas, principalmente os que têm contas em bancos diferentes.
De acordo com a entidade, inicialmente haverá uma unificação de terminologia em relação às várias denominações existentes para as transações de retirada e depósito. Posteriormente, outras operações financeiras serão incluídas na mudança.
Ainda segundo a Febraban, hoje, os bancos usam mais de quatro mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas para um mesmo tipo de operação financeira.
Na opinião de Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, a iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou.
Exemplos
Segundo o portal do Jornal Extra, quando o cliente fizer uma retirada de dinheiro em espécie no caixa convencional da agência, com o cartão da conta, a informação impressa no extrato será “SAQUE DIN CARTAO AG”.
As transações de “depósito de cheque no ATM”, feitas em caixas eletrônicos (ATM), passam a ser descritas no extrato como “DEP CHEQUE ATM”.