Tenha estes chás em casa para limpar o organismo após as festas de fim de ano

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 23 de dezembro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Após um dia de excessos, o ideal é focar em uma alimentação mais leve e rica em líquidos, incluindo chás

Depois dos excessos das ceias, uma ajuda natural sob a forma de chás cai bem – foto Freepik

 

Celebrar como se deve não precisa ser de privações. Até o Natal e Ano Novo, o calendário de compromissos é recheado de encontros e celebrações — e cardápios deliciosos.

Entre eventos com amigos e a família, o equilíbrio pode ser um desafio e, na maioria das vezes, resulta em peso na consciência. Mas o que é possível fazer após um dia de excessos?

“Não é necessário seguir dietas radicais, mas manter uma alimentação equilibrada e consciente, para auxiliar o organismo a se recuperar”, avisa a nutricionista Aklla Vieira. E acredite: há chás poderosos que auxiliam na rotina pós-festa.

“Após um dia de excessos, o ideal é focar em uma alimentação mais leve e rica em líquidos. Comece o dia com um café da manhã leve, com um suco verde com couve, abacaxi e gengibre”.

“Ao longo do dia, consuma bastante água e inclua chás como chá de hibisco ou chá-verde, que auxiliam na digestão e na eliminação de toxinas”, sugere a profissional da rede Meu Doutor Novamed.

Consumir alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes e verduras também é benéfico. Evitar alimentos processados ou ricos em açúcar e gordura idem.

Para turbinar a recuperação do organismo, nada melhor do que uma atividade física. E, sim, pode ser algo leve, como uma caminhada.

Em períodos de festividade, muito se fala da palavra desintoxicação para limpar o organismo. Aklla explica que essa é uma ideia mal compreendida.

“O corpo já possui mecanismos naturais de detoxificação, como o fígado e os rins, que trabalham constantemente para eliminar toxinas. No entanto, podemos apoiar esses processos por meio de hábitos saudáveis”, considera.

“Consumir muita água, incluir chás antioxidantes (como chá-verde e chá de gengibre), evitar alimentos processados e ricos em açúcar e preferir alimentos naturais e frescos são práticas simples que ajudam a melhorar a eficiência dos sistemas naturais de desintoxicação”, reforça.

*Informações Casa Vogue


+ Bem-estar