Um dos problemas causados por esforço repetitivo é a tendinite, inflamação que ocorre nos tendões.
Ela pode causar dores e inchaço na articulação, se manifestar nos tendões dos joelhos, ombros, cotovelos, pés, tornozelos ou mãos.
O tendão é a estrutura do corpo que faz a ligação do músculo ao osso.
É por meio dele que passa a carga e a tensão para que a contração muscular promova o movimento. Quando o tendão inflama temos a tendinite.
Os primeiros sintomas da tendinite são as dores e incapacidade de realizar alguns movimentos simples como caminhar, subir e descer escadas.
As pessoas que fazem esforço repetitivo, sedentários, tabagistas, ou com maus hábitos alimentares estão mais propensa a desenvolverem o problema.
Segundo o Dr. Daniel Ramallo, ortopedista, para obter um diagnóstico clínico é realizada a ultrassonografia ou ressonância magnética complementar.
“A partir disso é analisado o caso e o tratamento geralmente é individualizado. Em alguns casos prescrevemos anti-inflamatórios não esteroidais, além da terapia física para reabilitação do paciente”, explica o médico.
Em alguns pacientes é necessário realizar o procedimento cirúrgico para os sintomas se tornarem mais brandos e diminuir a chance de ruptura do tendão.
Há também o tratamento conservador, ou seja, sem cirurgia, e nesse é aplicado ondas de choque, a ingestão de analgésicos, repouso moderado e fisioterapia.
Em mais de 90% dos casos o resultado é satisfatório e quanto mais dedicação o paciente tiver, melhor será o tratamento.
Existem maneiras da tendinite não surgir?
Evitar má postura, se alongar corretamente, fazer ergonomia no ambiente de trabalho, manter boa rotina alimentar e praticar exercícios físicos são essenciais para evitar a evolução da inflamação nos tendões.
Além de visitar o ortopedista sempre que tiver alguma queixa é importante.
Sobrepeso ou obesidade contribuem para o aparecimento da tendinite?
O excesso de peso do organismo provoca uma sobrecarga, que afeta diretamente os tendões, considerados não tão fortes ou maleáveis quanto ossos e músculos.
A prevenção é sempre o melhor remédio, e para isso aconteça o ideal é manter uma dieta balanceada com muitas frutas, legumes, verduras, carnes e leguminosas.
Assim como nos casos de não sobrepeso ou obesidade, também é recomendado a prática de atividades físicas, beber bastante água e o acompanhamento de médicos especialistas.
Vale ressaltar que a prática de atividade física em excesso é outra causa frequente da tendinite.
Logo, tudo que é demais não faz bem e, nesse caso, ocorre por conta da sobrecarga em um tendão em particular, seja ela por movimentos repetitivos ou excesso de peso.
Por isso é recomendado que toda prática de exercícios físicos seja feita regularmente.
*Informações Saúde em Dia