Tempo continua seco em Franca neste sábado, 30: Saúde pode ser afetada

  • Entre linhas
  • Publicado em 29 de maio de 2020 às 18:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alerta é para as vias aéreas que sofrem com o clima, que também pode desencadear alergias

O tempo continua seco em Franca neste sábado, 30. É que a umidade relativa do ar segue em baixa na cidade, segundo previsão do Climatempo. O índice deve girar em torno de 35%.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%.

É considerado estado de observação os níveis de 40% a 31%. Quando a umidade cai abaixo dos 30%, há estado de atenção.

Se a umidade atingir níveis entre 20% e 12%, é decretado o estado de alerta.

O resultado pode ser visto diretamente na saúde da maioria das pessoas.

As doenças são diversas e podem atingir a todos, porém os mais vulneráveis à baixa umidade são as crianças de pouca idade, os idosos e as pessoas que já possuem problemas pulmonares.

O médico infectologista e diretor do Hospital São José, especializado em doenças infecciosas, Roberto da Justa, explica que a baixa umidade é um dos maiores fatores responsáveis pelo ressecamento de vias respiratórias.

“Esse período seco pode desencadear doenças pulmonares, levando à tosse e falta de ar. É propício, também, para infecções respiratórias altas, como sinusites e rinites, pneumonias, bem como as causadas por bactérias”, explica.

Segundo o infectologista, essas doenças podem agravar bronquites crônicas, asmas e enfisemas.

O ar-condicionado é um grande vilão nessa época. “A baixa temperatura agrava muito mais as condições de umidade do ar, predispondo as pessoas à complicações”, diz.

Os sintomas mais comuns são: ressecamento de mucosas do nariz e garganta, nariz entupido, podendo apresentar sangramento, espirros, tosse, dificuldade para respirar.

Além dos problemas respiratórios, é frequente as pessoas apresentarem ressecamento da pele e irritação dos olhos.

O médico dá algumas dicas de prevenção dos agravantes. “É necessário beber muita água. Outra coisa importantíssima é umidificar o ambiente de dormir”, enfatiza o médico.

Além desses cuidados, é preciso evitar cortinas ou carpetes que acumulam poeira, e procurar não tomar banho com água muito quente, pois aumenta o ressecamento da pele. Usar creme hidratante e protetor labial.

E enquanto a umidade relativa do ar cai em Franca, as temperaturas continuam subindo: a mínima chega a hoje a 12ºC e a máxima a 25ºC.

O sol também predominará durante todo o dia e céu deve ficar sem nuvens. A noite também será de céu aberto.


+ Tempo