Tem cravos no rosto? Saiba como se livrar do problema de uma vez por todas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 15 de novembro de 2020 às 00:05
  • Modificado em 15 de novembro de 2020 às 00:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Os cravos no rosto são um incômodo muito comum, principalmente para quem possui a pele oleosa

Os cravos no rosto são um incômodo muito comum, principalmente para quem possui a pele oleosa. 

Eles são formados devido a um aumento da gordura produzida pelas glândulas sebáceas, seguido do entupimento dos poros por onde esse óleo deveria ser eliminado. 

“Quanto maior a oleosidade, maiores são as chances desse tipo de acne aparecer”, explica a dermatologista Carolina Marçon.

Entre os fatores responsáveis pela formação dos ‘pontinhos pretos’ estão a falta de limpeza adequada, o uso de produtos inapropriados e o acúmulo de resíduos externos – como a maquiagem. 

Pensando nisso, a profissional reuniu algumas recomendações a serem seguidas, tanto para evitar o problema, quanto para acabar com os cravos de vez. Confira!

Dicas da especialista para dar adeus aos temidos cravos

Nada de espremê-los!​

“Não é recomendada a manipulação das lesões em casa, pois isso pode desencadear um processo inflamatório, agravando o problema, além do risco do aparecimento de cicatrizes“, explica a dermatologista. 

Além disso, a ruptura de um cravo libera bactérias, fungos e outras substâncias que podem causar irritações e inflamações na pele.

Limpeza sempre​

A obstrução dos poros é um dos principais causadores dos cravos e espinhas no rosto. 

Por isso, a limpeza é um passo fundamental para acabar com o problema. Nessa hora, a recomendação é investir em sabonetes adstringentes e que contenham ácido salicílico na composição (seguindo as recomendações do seu médico).

Também é sempre bom reforçar a importância de remover os resíduos de maquiagem completamente antes de dormir. A limpeza adequada também é útil na remoção de sebo e poeira do rosto.

Aposte na esfoliação​

Especialmente nas áreas mais propensas ao surgimento de cravos, como o nariz, a esfoliação deve ser feita de duas a três vezes por semana. Mas, se a sua pele for sensível, não exagere. 

A profissional recomenda dar preferência para a hora do banho, já que os poros dilatados pelo vapor quente permitem resultados mais profundos. 

Também vale lembrar que o procedimento deve ser feito utilizando esfoliantes delicados e feitos exclusivamente para o rosto.

Opte por produtos específicos​

A escolha adequada dos produtos de skincare faz toda a diferença no surgimento de cravos e outros tipos de acne. 

Quem tem a pele mais oleosa deve estar atenta aos rótulos e evitar cosméticos que contenham óleo, dando preferência às fórmulas oil free. 

Outra dica é priorizar os produtos à base de gel, que costumam ser mais sequinhos. Isso serve para protetores solares, cremes noturnos e até mesmo itens de maquiagem.

Não dispense a limpeza de pele​

Essa é uma ótima maneira de se livrar dos cravinhos, porém, ela deve ser feita apenas por profissionais capacitados e de acordo com a recomendação do seu dermatologista. 

“Quem tem a pele mais oleosa e não recebe tratamento adequado pode fazer uma limpeza a cada 15 dias. 

Já uma pele mais bem cuidada pode ficar até quatro meses sem se preocupar em fazer uma limpeza profunda”, acrescenta Carolina.

Mantenha hábitos saudáveis​

Você já ouviu falar que a beleza vem de dentro para fora? Pois é, essa frase também se aplica ao aparecimento de cravos no rosto. 

Segundo a especialista, manter uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras, e praticar exercícios físicos regularmente faz toda a diferença no aspecto da pele: “Hábitos saudáveis resultam em uma aparência mais agradável”.

Consulte um dermatologista​

Mesmo que os cuidados para prevenir e eliminar os cravos pareçam simples, consultar a opinião de um profissional qualificado é algo essencial e necessário. 

Apenas um dermatologista poderá fornecer as recomendações específicas para cada caso e os cuidados necessários com a sua pele, principalmente no caso de acne.

“É bom ficar longe das ‘infalíveis’ receitas caseiras, que podem causar até queimaduras. Existem cremes e medicamentos específicos para controlar o problema, mas eles devem ser sempre indicados por um dermatologista”, finaliza a médica.

*Informações Alto Astral