Técnicos do Instituto Chuí representam Franca em evento na capital paulista

  • Entre linhas
  • Publicado em 17 de fevereiro de 2020 às 15:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento organizado pela Federação Paulista de Basketball reuniu mais 170 treinadores de todo o Estado

Os técnicos das equipes de competição do Instituto Chuí estiveram neste final de semana participando da edição 2020 da Clínica para Técnicos, organizada pela Federação Paulista de Basketball.

O evento aconteceu durante dois dias no Clube Esperia, em São Paulo e reuniu mais 170 treinadores de equipes de base de todo o Estado.

O Instituto Chuí foi representado por todos os técnicos das categorias sub-12, 13, 14, 15 e 16: Carlão Rodrigues, Daniel Finotti, Ricardo Manuel, Bruna Martins, Ricardinho Souza, Valtinho Apolinário e Júlio Polo.

No evento da FPF os palestrantes foram Flávio Davis, coordenador das categorias de base do Minas Tênis; Tácito Pinto, técnico do Círculo Militar; David Pelosini, técnico do Pinheiros; e o argentino Fernando Duro, técnico da Seleção da Venezuela.

“Foram dois dias intensos de muito aprendizado. Os técnicos falaram bastante da parte técnica individual, uma situação que cobramos aqui, mas o legal é que a gente aprende formações diferentes, modos de execução diferentes, então vale muito a pena”, disse Daniel Finotti, técnico das equipes sub-12 e 13 do Instituto Chuí.

O principal foco da Clínica foi a formação da base do basquetebol paulista. Reconhecidas pelos excelentes resultados nos últimos anos, as equipes do Instituto Chuí de Franca já iniciaram os treinos com mais de 80 garotos, com idades entre 11 e 16 anos.

A partir de março terão início as competições e campeonatos organizados pela própria Federação.

“Nesta Clínica vimos muitos conceitos de jogo de ataque e defesa. Este caminho foi interessante, porque se comparamos com o padrão e metodologia do Instituto Chuí, mostra que estamos iguais, ou até mesmo a frente do que foi passado”, avaliou Finotti.

“Essa troca de experiência é fundamental para abrir a nossa visão de jogo e, principalmente, qual é o processo, qual o melhor caminho para as categorias de base. E são em momentos como esse que conseguimos enriquecer cada vez mais a nossa forma de jogar”, afirmou David Pelosini, um dos técnicos palestrantes.

“Precisamos pensar no desenvolvimento do atleta, na formação dele desde cedo para que ele chegue em alto nível quando estiver com 15 ou 16 anos”, disse a técnica Bruna Martins da equipe sub-16 do Instituto Chuí.

Saiba Mais: conheça os técnicos do Instituto Chuí em 2020

Sub-12

Técnico: Daniel Finotti

Ass. Técnico: Júlio Polo

Sub-13

Técnico: Daniel Finotti

Ass. Técnico: Valter Apolinário (Valtinho)

Sub-14

Técnico: Carlos Rodrigues (Carlão)

Ass. Técnico: Valter Apolinário (Valtinho)

Sub-15

Técnico: Ricardo Júnior de Souza Santos

Ass. Técnico: Júlio Polo

Sub-16

Técnico: Ricardo Juarez

Ass. Técnico: Bruna Martins

*Fotos: Reprodução


+ Esportes