TDAH: saiba o nutriente que tem o mesmo efeito de remédios nas crianças

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de dezembro de 2019 às 16:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ômega-3, presente em frutos do mar, pode ter os mesmos efeitos de alguns remédios nos indivíduos hiperativos

​A alimentação das crianças é de extrema importância para o desenvolvimento e aprendizado. 

Para os pequenos com distúrbios como transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), um estudo aponta que um composto presente nos frutos do mar pode ser tão efetivo no tratamento quanto remédios.

O problema, que afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar, é caracterizado pela dificuldade para manter o foco nas atividades propostas e agitação motora.

A pesquisa foi realizada por cientistas do King’s College London, que alegam que o ômega-3 é capaz de ajudar os pequenos a se concentrarem, especialmente se eles têm deficiência nesse nutriente. 

Para chegar a essa conclusão, os cientistas testaram suplementos de ômega-3 em 92 pacientes com TDAH do Taiwan, de idades entre seis e 18 anos. O grupo foi dividido entre os indivíduos que receberam o nutriente e os que tomaram um placebo por 12 semanas. 

É importante lembrar que foi avaliado se os indivíduos tinham os níveis da substância em parâmetros saudáveis.

Após os testes, foi observado que aqueles que tinham baixos níveis de compostos relacionados ao ômega-3 e que receberam as cápsulas com a substância apresentaram melhorias no estado de vigilância e foco. 

Os efeitos foram tão concretos que levaram os pesquisadores a acreditar que a suplementação pode ser tão boa quanto a introdução de medicamentos.

Apesar da boa notícia, para os pequenos que já possuem os índices da mesma substância saudáveis, o efeito pode até ser oposto. Por isso, é importantíssimo o aconselhamento médico antes de consumir as cápsulas.

Além dos peixes, o ômega-3 está presente em alimentos como as nozes, rúculas e alguns óleos vegetais. Ele é um ácido graxo não produzido pelo corpo e pode ajudar na melhoria da memória, concentração e das funções motoras.


+ Nutrição