compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Encontros acontecem até 15 de maio, em escolas das quatro regiões, para cerca de 3 mil estudantes do ensino básico e fundamental
O compositor e baixista francano Eduardo Machado – um dos maiores nomes do contrabaixo no Brasil – realiza em maio oito oficinas do projeto “Sementes Musicais – Semeando notas, transformando vidas!” para cerca de três mil alunos de quatro escolas públicas de regiões periféricas de Franca.
Com foco na música instrumental brasileira e seus ritmos como bossa nova, chorinho, baião, maracatu, ijexá, xote e até marchinhas de Carnaval, o músico pretende oferecer acesso à cultura e ainda incentivar crianças e jovens a tocarem um instrumento musical.
Veja as escolas
As escolas contempladas para receber o projeto foram: região Norte – Parque Vicente Leporace III (EMEB Sueli Contini), Sul – Recanto Elimar II (EMEB Vanda Thereza Badaró), Leste – Jardim Piratininga (EMEB Prof. Dr. Rubens Zumstein) e Oeste – Jardim Pulicano (EMEB Rita de Cássia C. Xavier).
Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, de 8 a 15 de maio, serão duas oficinas por escola, cada uma com duração de 45 minutos, para alunos do ensino básico e fundamental (de 6 a 15 anos), alcançando cerca de três mil estudantes.
Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro, com reconhecimento internacional, Eduardo Machado é formado em MPB e Jazz pelo Conservatório de Tatuí, professor de música há 34 anos, compositor e produtor musical e cultural.
Seu trabalho é focado na música instrumental brasileira, tendo lançado 10 álbuns e 5 DVDs.
Arte de aprender
As oficinas foram desenvolvidas de maneira pedagógica, com ciência e arte de aprender. Seus meios de atuação são de natureza artístico-musical, lúdica e técnica. Com baixo, samples de bateria e percussão, Eduardo vai abordar diversos estilos musicais tradicionais da música brasileira.
“Nos encontros vou mostrar ritmos e gêneros musicais como a bossa nova, choro, samba e também estilos nordestinos como o baião, xote e maracatu, apresentando os grandes mestres da música brasileira como Tom Jobim, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, entre outros, visando o fortalecimento de uma educação integral. Quero despertar nessas crianças e jovens o mesmo interesse que eles já têm pela música cantada”, diz Eduardo Machado.
Contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Prefeitura Municipal e da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura de Franca), o projeto “Sementes Musicais” tem como objetivo garantir aos estudantes o acesso à cultura, principalmente à música popular brasileira instrumental, e incentivar crianças e jovens estudantes a tocarem um instrumento musical.
Palavra de quem é artista
“A música brasileira é tão respeitada e consumida no mundo todo, exaltada e reverenciada por grandes nomes do cenário mundial, mas sabemos que muitas crianças, jovens e até adultos nunca ouviram falar em bossa nova, chorinho ou nomes como Tom Jobim e Jacob do Bandolim. Provavelmente será a primeira vez que estes alunos terão contato com a música instrumental e espero que as oficinas marquem a vida de todos!”, finaliza Eduardo.
PROGRAMAÇÃO
Oficinas ‘Sementes Musicais’, com Eduardo Machado
Região Oeste – Jardim Pulicano
EMEB Rita de Cássia C. Xavier
Oficinas: quarta-feira (08/05), 10h15 e 13h30
Região Leste – Jardim Piratininga
EMEB Prof. Dr. Rubens Zumstein
Oficinas: sexta-feira (10/05), 10h e 13h15
Região Sul – Recanto Elimar II
EMEB Vanda Thereza Badaró
Oficinas: terça-feira (14/05), 10h15 e 13h30
Região Norte – Parque Vicente Leporace III
EMEB Sueli Contini
Oficinas: quarta-feira (15/05), 10h e 13h15