Susto! Em Franca, lontra se esconde em carro e foge após ser resgatada

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 26 de setembro de 2020 às 19:02
  • Modificado em 26 de setembro de 2020 às 19:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Animal foi retirado do motor do veículo pela Polícia Ambiental, mas conseguiu escapar pelas grades da gaiola

Moradores de Franca foram pegos de surpresa com a aparição de uma lontra nas ruas do bairro Vila Imperador. 

O animal visitou uma padaria, uma papelaria, entrou na casa de um morador e correu por quarteirões até encontrar esconderijo no motor de um carro.

A professora de português Fabiana Anacleto de Lima pediu ajuda do Corpo de Bombeiros para resgatar a lontra na Rua Nícola Maníglia após sair ao portão e escutar os comentários dos vizinhos na manhã da última quarta-feira (23). 

O carro estava estacionado em frente à casa dela.

Duas equipes do Corpo de Bombeiros tentaram realizar o resgate, mas não conseguiram. 

Foi então que a Polícia Ambiental, que patrulhava a região, tentou realizar o resgate. Os policiais conseguiram tirar a lontra do motor do carro e colocá-la dentro de uma gaiola, mas ela fugiu.

Fabiana registrou a ação dos policiais com a câmera do celular. No entanto, quando o animal conseguiu escapar por entre as grades, a professora levou um susto e, sem querer, pausou a gravação.

“Ela é bem agressiva e fica mostrando os dentes. O policial pediu cuidado, porque ela poderia morder. Os dentes dela são bem afiados e, quando ela morde, faz um estrago. Ela furou até a luva deles, que é de couro, grossa. A hora que ela saiu, eu assustei”, diz.

O irmão da professora, o mecânico Jataniel Anacleto, precisava consertar o carro que é de um cliente, mas estava com medo de machucar o animal – ou de se machucar. Curiosos, os vizinhos, principalmente as crianças, chegaram perto do veículo.

“Como tumultua, as pessoas ficam próximas, o bicho fica mais estressado ainda, aí dificultou. Foi complicado e, mesmo com o trabalho todo, ela fugiu. É um bicho bonitinho, mas pode ser agressivo, porque o bicho está tentando se proteger e pode agredir”, diz Fabiana.

Assim que fugiu da gaiola, a lontra correu até um carro estacionado atrás do outro veículo e entrou dentro do motor novamente. 

A professora diz que, para não estressar mais o animal, os policiais decidiram deixá-la sair do capô sozinha e pediram aos vizinhos para se afastarem do local.

Por volta das 18h30, os vizinhos viram o animal saindo e correndo em direção a um bueiro que fica na esquina da rua. 

A professora acredita que a lontra tenha vindo de uma área verde que fica próxima à casa dela, mas foi atingida por fogo nas últimas semanas.

Apesar de ser encontrada em todo o país, as lontras não são fáceis de serem vistas. Com hábito solitário e arisco, elas dificilmente chegam perto de seres humanos, de acordo com biólogos.

*Informações G1


+ Cotidiano