Susana Balbo … a mulher do Mundo do Vinho

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 5 de maio de 2018 às 14:49
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entre as grandes mulheres do “Mundo do Vinho”, Susana Balbo foi reconhecida pela revista The Drinks Businessuma das 10 mulheres mais influentes.

Dona da frase:

“O vinho está vinculado à cultura, à gastronomia, ao bom viver. Ele gera uma ponte de comunicação que não existe em nenhum outro produto”

Seis anos depois do seu segundo casamento com o enólogo da conhecida vinícola Catena Zapata, o casal já produzia as suas próprias uva e elaboravam assim o seu primeiro vinho, ainda em adega alugada.

Hoje produz em sede própria, a Dominio Del Plata em Lujan de Cuyo. Onde planta Malbec, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc , Petit Verdot e Torrontés. Como um estilo próprio Susana ajudou a transformar o Torrontés na uva branca mais importante da Argentina. (encontramos o Crios Torrontés no Museu da Gula por R$ 63,70)

A sua vinícola exporta para 17 países, incluindo o Brasil, onde podemos encontrar e degustar suas criações.

A Linha Crios é uma linha de vinhos dedicadas a seus filhos José e Ana,frutados para serem degustados jovens.

O Susana Balbo Signature mostra a habilidade da enóloga em criar vinhos onde estão as características do terroir combinado com o melhor de cada uva.

Nosotros, esta linha é o resultado do esforço de todas as pessoas que trabalham todos os dias para criar este vinho. Considera-se a “seleção de seleções” da adega.

E a BenMarco , uma parceria que só trouxe boas notícias… onde Susana e Edgardo Del Pópolo exploram todo o potencial do terroir e imprimem as características do vinhedo em cada garrafa.

Uma mulher que só fez o Mundo do Vinho ficar melhor, tem a minha admiração. Ainda mais por ter degustados alguns de seus vinhos, o que me fez concordar com tudo que se diz de bom sobre as suas criações.

Mais uma dica de um bom produtor argentino, para as próximas degustações.


+ zero