Superlua e a melhor chuva de meteoros do ano vão iluminar o céu de agosto

  • Nene Sanches
  • Publicado em 5 de agosto de 2024 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O evento celeste mais marcante de agosto é também um dos mais esperados do ano: o pico da chuva de meteoros Perseidas

O mês de agosto promete ser um mês inesquecível para os apaixonados pela astronomia e pela observação dos céus! As próximas noites reservam uma série de eventos astronômicos que farão os entusiastas do Cosmos se encherem de expectativa e admiração.

Agosto reserva desde espetaculares conjunções planetárias até uma das melhores chuvas de meteoros do ano. Prepare seu telescópio e suas câmeras, pois o espetáculo celeste deste mês é algo que você não vai querer perder.

O evento celeste mais marcante de agosto é também um dos mais esperados do ano: o pico da chuva de meteoros Perseidas, a mais querida dos astrônomos amadores e famosa por produzir rastros luminosos intensos e brilhantes.

60 riscos por hora

Trata-se de uma das melhores chuvas de sua categoria para serem observadas, produzindo até 60 meteoros por hora em seu pico. Essa chuva de meteoros ocorre anualmente entre os dias 17 de julho e 24 de agosto e é produzida por detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, descoberto em 1862.

Devido à localização dos detritos do cometa nas proximidades da órbita terrestre, a chuva de meteoros é mais facilmente visível do Hemisfério Norte e, no Brasil, ela está mais propensa a ser observada nas regiões Norte e Nordeste do país.

Este ano ela irá atingir seu na noite do dia 12 e nas primeiras horas da madrugada do dia 13 de agosto. Nessas noites, a Lua ainda estará crescente, facilitando a observação do fenômeno, principalmente dos meteoros mais brilhantes.

A melhor visualização será de um local escuro após a meia-noite e os meteoros irradiarão principalmente da constelação de Perseu, mas poderão ser vistos em qualquer lugar do céu.

Superlua

Além das Perseidas, na noite do dia 19 de agosto teremos a primeira Superlua do ano, em que a Lua estará próxima do perigeu (aproximação máxima da Terra) e poderá aparecer um pouco maior e mais brilhante do que estamos habituados em uma Lua Cheia comum.

O uso de aplicativos de observação celeste como Carta Celeste, Sky Map e Stellarium são ótimos aliados na busca de objetos e pontos de referência no céu.

O portal Tecmundo publicou o calendário dos principais eventos astronômicos do mês de agosto de 2024:

04/08: Lua Nova

07/08: Conjunção entre Vênus e Mercúrio

12/08: Lua em Quarto Crescente

12 e 13/08: Máxima atividade da chuva de meteoros Perseidas

14/08: Conjunção entre Júpiter e Marte

19/08: Lua Cheia; Superlua

21/08: Conjunção entre Lua e Saturno; ocultação lunar de Saturno

26/08: Lua em Quarto Minguante

27/08: Conjunção entre Lua e Júpiter

28/08: Conjunção entre Lua e Marte


+ Astronomia