STF retoma votação de Adins do código florestal nesta quarta-feira (21)

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de fevereiro de 2018 às 09:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A ministra Carmen Lúcia deve ser a primeira a votar, já que realizou um pedido de vista a respeito do caso

Nesta quarta-feira (21), o Supremo Tribunal Federal (STF) irá dar continuidade à votação das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adin) referentes ao Código Florestal, além de uma ação declaratória de constitucionalidade.

Anteriormente, o ministro Luiz Fux, relator da votação, havia dado o parecer pela inconstitucionalidade de pontos como a conversão de multas e a extinção de punbilidade. Essa será, portanto, a terceira sessão do julgamento.

Rodrigo Justus de Brito, coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), lembra que o Código Florestal é advindo de 15 anos de discussões, de modo que Fux havia dito que “a democracia tem que ser respeitada” em relação ao caso.

A ministra Carmen Lúcia deve ser a primeira a votar, já que esta realizou um pedido de vista a respeito do caso. Os próximos ministros poderão ou não seguir os votos de Fux, de forma que o setor rural deve manter atenção a essa votação.

Para Brito, “ainda tem um grande caminho para andar nesses julgamentos”, mas que, para o setor, o ideal seria que estes fossem encerrados “o quanto antes”.


+ Meio Ambiente