compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
As inscrições no Sisu começam nesta terça-feira (21). Confira como não errar na hora de se inscrever
As inscrições do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que seleciona estudantes para o ensino superior em universidades públicas de todo o Brasil começam nesta terça-feira (21).
Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo site do programa , que é simples e intuitivo. Mas para que não restem dúvidas, veja aqui o passo a passo de como se inscrever no Sisu :
Como usar o site
O primeiro passo ao acessar o site é fazer o login. Para entrar na área de inscrição é preciso clicar em “ Fazer Inscrição ” e preencher o número de inscrição no Enem 2019 e a senha.
Se o estudante não se lembrar a senha do Enem , é possível recuperá-la .
Uma vez conectado, o candidato deve conferir se as informações pessoais cadastradas no sistema estão corretas.
É por meio dos dados fornecidos que o Sisu poderá entrar em contato. As informações podem ser corrigidas ou atualizadas a qualquer momento na barra superior do site.
Em seguida, o estudante deve procurar as carreiras pelas quais se interessa. Especialistas recomendam que seja feita uma pesquisa prévia de quais e quantas são as vagas ofertadas – o sistema já está disponível para isso –, para evitar surpresas na hora decisiva, uma vez que o site pode ficar sobrecarregado.
É possível pesquisar as vagas pelo nome do município, da universidade ou do curso.
Após identificar as carreiras desejadas, o estudante deve entrar na área “Minha Carreira” e clicar em “Fazer Inscrição na 1ª opção” para selecionar o que ele mais deseja cursar e, em seguida, clicar em “2ª opção de curso” para defini-la.
Nesse momento é importante também prestar atenção na modalidade, ou seja, no tipo de concorrência. O aluno deverá escolher se vai tentar uma vaga por ampla concorrência ou por cotas e clicar em “Escolher esta modalidade”.
Confirmação e alterações
Por fim, é necessário conferir todos os dados dos cursos e da modalidade de vaga, a documentação que será exigida pela universidade no momento da matrícula e, caso não haja nenhum erro, clicar em “Confirmar minha inscrição”.
Voltando para a tela “Minha Inscrição” é possível conferir mais uma vez as informações das opções escolhidas. As escolhas podem ser alteradas a qualquer momento durante todo o período de inscrições, que vai de 21 a 26 de janeiro (segundo anunciou o ministro da Educação nesta segunda-feira (20).
A inscrição pode ser feita tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis, sem a necessidade de baixar nenhum aplicativo específico.
Se restarem dúvidas, o candidato pode tirar dúvidas sobre o Sisu por meio do telefone 0800-616161, disponibilizado pelo Inep.