Sirenes de alerta para chuvas funcionam no Rio e Salvador. Sistema vale para Franca?

  • Robson Leite
  • Publicado em 25 de fevereiro de 2023 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A instalação de sirenes poderia alertar pessoas desses locais e motoristas, que assim poderiam evitar o trânsito pelas áreas vulneráveis

Avenida Antonio Barbosa Filho, entre a General Teles e o Galo Branco,  inundada com uma chuva forte

Rio de Janeiro e Salvador já mantêm sirenes de alerta para informar dos riscos da chuva em comunidades.

Na capital fluminense, são 164 estações sonoras em 103 comunidades mapeadas como áreas de risco para acidentes geológicos.

A cidade ainda dispõe de 200 pontos de apoio aos moradores desses locais. Os estabelecimentos são utilizados quando o sinal toca e a população é orientada a deixar a região.

Na capital baiana, são 14 sirenes em regiões de risco e novos equipamentos devem ser implantados para expandir a área de alerta.

Sistema vale para Franca?

O governo federal tem um estudo de áreas de risco em Franca. Os estudos apontam a região da Avenida Antonio Barbosa Filho, da rua General Teles até depois do Galo Branco.

Também está no estudo a região do córrego Cubatão, depois da cachoeira e até imediações do entroncamento com a Avenida Ademar Polo, quando os córregos Cubatão e Espraiado se encontram.

Mas as regiões mais impactantes são a do Jardim Brasilândia, onde já houve um alerta de deslizamento, e outra nas proximidades do Engenho Queimada. Essa regiões oferecem perigo porque existem casas que podem ser afetadas em caso de chuvas mais fortes.

O planejamento para instalação de sirenes poderia alertar pessoas que moram nesses locais e motoristas, que assim poderiam evitar o trânsito pelas áreas vulneráveis.

Outras cidades

Segundo notícia da Band, no Distrito Federal, em cidades mineiras e catarinenses, avisos sonoros estão instalados em áreas inundáveis por barragens. Nessas localidades, um treinamento para a população é ministrado para que todos saibam agir quando o equipamento for acionado.

O uso de sirenes em áreas de risco está em fase de implantação ou é um projeto das autoridades em Porto Alegre, Manaus e João Pessoa. Nessas capitais, as áreas de risco estão mapeadas e existe um atendimento localizado da Defesa Civil para informar a população dos riscos do terreno ocupado.


+ Clima