Siga essas dicas para obter um bom estágio e comece bem a sua carreira

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de março de 2020 às 17:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na hora de buscar um estágio é muito importante saber o que a empresa espera e o que ela pode oferecer

A principal função dos programas de estágio são oferecer boas oportunidades de crescimento, que, sendo aproveitadas ao máximo pelos jovens talentos, ajudam a pavimentar um bom início de carreira. 

Ana Prado, analista de tendências do Glassdoor, separou cinco dicas para os universitários conseguirem um bom estágio e alcançarem seus objetivos, inclusive, em empresas bem situadas no ranking elaborado pela empresa. 

1. Atenção ao seu currículo

A visualização de um currículo pelo recrutador dura em média 30 segundos, tempo suficiente para saber se um candidato deve ser mantido ou desclassificado de um processo seletivo. 

Para captar a atenção da empresa, use um leiaute bem planejado e otimizado para a leitura, textos com linguagem adequada e gramática perfeita e uma boa descrição de suas habilidades e ambições. 

Se faltam experiências profissionais para exibir, evidencie interesses e competências que serão úteis para aquela vaga.

Citar projetos bacanas ligados à faculdade também podem ser um diferencial, desde que façam sentido para a vaga pretendida. 

2. Invista em redes de contatos

Não é cedo para começar a criar sua rede de relacionamentos. Aproveite o convívio com seus professores e colegas de curso para firmar boas relações – elas provavelmente serão muito importantes ao longo da sua carreira. 

3. Prepare-se para o processo seletivo

Para se sair bem em uma entrevista de trabalho em qualquer momento de sua carreira, é fundamental pesquisar sobre a empresa. 

Assim você evita passar por qualquer saia-justa quando for questionado sobre os motivos para querer trabalhar lá, o que mais te atraiu na companhia e outras perguntas semelhantes que costumam aparecer nas entrevistas. 

O Glassdoor, por exemplo, é uma ferramenta de grande ajuda nessa etapa, pois reúne milhões de avaliações de funcionários e ex-funcionários contando como é o ambiente de trabalho e como funcionam os processos seletivos, incluindo as perguntas que podem ser feitas na entrevista.

Além de garantir que essas respostas estarão na ponta da língua, você também poderá alinhar o seu discurso ao propósito e à cultura daquela empresa. 

Por exemplo, se você descobriu que o lugar se preocupa com a diversidade em seu quadro de funcionários e esse é um valor importante para você, deixe isso claro para o recrutador.

4. Escolha bem a roupa que usar

Escolher a roupa certa para ir à entrevista é outro passo fundamental. Para evitar que você apareça com um terno em uma empresa em que a bermuda e o chinelo predominam ou vice-versa, basta observar alguns pontos durante a sua pesquisa. 

Muitas empresas publicam conteúdo sobre  seu ambiente de trabalho nas redes sociais e em seu site oficial, bem como em plataformas como o Glassdoor (onde também é possível ver comentários e fotos publicados pelos próprios funcionários). 

5. Desenvolva autoconfiança e autoconhecimento

Demonstrar autoconhecimento e confiança no seu potencial é outra chave para o sucesso na entrevista de estágio. 

Você pode até não ter muito o que contar sobre suas conquistas profissionais, mas compartilhe sobre seus gostos, seu cotidiano universitário e acontecimentos da sua vida que podem servir de gancho para falar sobre suas principais habilidades.


+ Trabalho