Sicília… uma ilha de sabores

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 7 de dezembro de 2017 às 12:24
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma ilha da Itália que provavelmente vai te surpreender com as qualidades e os sabores dos vinhos.

A Sicília é o maior produtor do país, com  denominações de origem controlada , as quais representam 2,1% da produção total. Mas encontramos vários vinhos com qualidade excepcional com a denominação IGT.

Existe um IGT (Indicação Geográfica Típica) para toda Sicília  o que da abertura e liberdade para os produtores misturarem as cepas da ilha e mesmo assim rotular como varietal. A grande variedade de uvas nativas e a variação do clima ajudam na diversidade de produção.

Diferente do sul da Itália, a Sicília produz mais vinhos brancos que tintos, e as uvas mais usadas são as brancas Insolia e Grillo e para os tintos a Nero d’Ávola, Nerello Mascalese e Perricone.

Mas os vinhos de uvas tintas viraram ícone desta terra…A Nero d’Avola é hoje uma das uvas tintas mais plantadas na Sicília e  faz parte da lista das melhores cepas da Itália.

Não podemos esquecer dos vinhos de sobremesa, que na Sicília tem grandes nomes e qualidade, é o caso do Marsala, Malvasia delle Lipari, Moscato di Pantelleria e Moscato Passito di Pantelleria.

É possível que o nome vinho mais conhecido da Sicília seja o Corvo Duca de Salaparuta, elaborado com as 3 uvas tintas típicas da região… um exemplo bem característico. Além deste temos mais produtores que já são conhecidos pelos apreciadores de vinhos, como o Planeta, Donnafugata e Cusumano. Este último usa a pouco conhecida e bem interessante rolha de vidro.

O Marsala é um vinho fortificado muito conhecido para os apreciadores deste estilo.

Foi vinho mais famoso da Sicília, tendo o nome tirado de uma cidadezinha da ilha. Infelizmente tem a produção diminuída com o passar dos anos.

Este vinho foi “inventado” por um importador britânico em 1770, John Woodhouse, nesta época os vinhos fortificados estavam em alta.   Então foram usadas as técnicas do Porto e do Jerez com a uva Grillo como principal, mas também permitindo o uso das Insolia, Catarratto e Damaschino.

A ilha onde fica o vulcão mais ativo da Europa e onde nasceu a máfia… pode te mostrar grandes e novos sabores.

Deixe se encantar pelos vários sabores da Sicília… 


+ zero