Sabe quando você está falando sobre um produto e ele aparece na tela do seu celular logo depois? Por mais que pareça, o seu celular provavelmente não está ouvindo suas conversas.
Na verdade, isso faz parte de uma série de análises sobre o seu perfil que acontece a partir do uso que você faz do aparelho, considerando suas buscas, sites favoritos e publicações que gosta de acompanhar.
Para Marcell Rosa, Gerente Geral e Vice-Presidente de Vendas na América Latina da Clevertap, plataforma de marketing digital especializada em retenção e engajamento de usuários, “é preciso considerar que tudo o que fazemos na internet produz dados. Cada passo da nossa navegação em sites e redes sociais ajuda as marcas a encontrar o momento certo de anunciar um produto para o usuário”, explica o especialista.
Personalização
A tecnologia por trás dessa personalização inclui o uso de algoritmos avançados de machine learning e inteligência artificial (IA), que analisam os dados para identificar padrões e preferências dos usuários.
Nesse sentido, Marcell Rosa explica que quando recebemos um anúncio certeiro, significa que o cruzamento de dados resultou na melhor sugestão possível.
“Quando acontece, esse timing perfeito entre o assunto que está acontecendo e o aparecimento instantâneo de um anúncio sobre o tema vai sempre gerar a dúvida se o aparelho está nos ouvindo”, destaca.
Essa análise das preferências de cada usuário de aparelhos celulares vai de encontro com suas expectativas. Um estudo da McKinsey apontou que 71% dos consumidores esperam interações personalizadas e 76% se decepcionam quando elas não acontecem.
“Adotar uma estratégia que se baseia em tecnologias avançadas para entender seus clientes é um grande diferencial no marketing dos dias atuais, ela ajuda a entender as necessidades especiais de cada cliente e construir um relacionamento mais íntimo com o cliente, chegando ao ponto de fazê-lo confundir se está se comunicando diretamente com a marca”, finaliza o executivo.
Sobre a CleverTap
CleverTap é uma plataforma completa de envolvimento do cliente que ajuda as marcas a personalizar e otimizar todos os pontos de contato do consumidor para melhorar o envolvimento, a retenção e o valor de vida útil do usuário.
A CleverTap tem a confiança de 2.000 clientes e está sediada em Mountain View, Califórnia, com presença em São Francisco, Nova York, São Paulo, Bogotá, Londres, Amsterdã, Sofia , Dubai, Mumbai, Bangalore, Cingapura e Jacarta.