compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O que fazer para conseguir controlar e acalmar um cachorro bravo? Entenda como amansar um cão e veja as raças mais bravas.
É extremamente comum tutores de cães reclamarem da agressividade excessiva dos seus pets e procurarem saber o que fazer para conseguir controlar e acalmar um cachorro bravo.
Muitas vezes essa braveza está associada à personalidade da raça, mas pode se tratar de um comportamento reativo. Em ambos os casos, o tutor precisa saber o que fazer para inibir as reações ou lidar melhor com a mudança de humor do seu companheiro.
Veja como amansar um cachorro bravo, o que fazer para impedir comportamentos agressivos, além de citar as raças mais bravas de cachorro.
O que deixa um cachorro bravo?
Primeiramente, é importante listarmos os motivos principais que levam um cão a apresentar comportamento agressivo. Algumas raças têm maior predisposição à agressividade, mas a combinação disso ao ambiente faz bastante diferença.
Medo ou insatisfação
Quando se trata de uma reação, o cachorro provavelmente está se sentindo insatisfeito ou inseguro com algo relacionado ao ambiente em que ele se encontra.
Um cachorro bravo normalmente está com medo ou está respondendo a um instinto, seja de proteção ao seu tutor, aos seus familiares ou em relação ao território em que ele vive.
Quando alguém entra pelo portão de casa, por exemplo, cães ferozes têm a tendência de avançar por entender que estão invadindo seu espaço.
Causas físicas, ou seja, algo que esteja ameaçando a integridade do animal, são motivos comuns para um comportamento feroz e defensivo.
Quando um cachorro recebe ou recebeu maus tratos, a tendência é que ele esteja sempre alerta para se defender, o que faz com que seja mais difícil ele confiar em alguém.
Acúmulo de energia
O humor do cachorro depende muito da forma com que ele se relaciona com sua família e como vive seu dia a dia.
Por isso, ao adotar um cão, deve-se ter certeza dos cuidados que sua criação exige, para saber se você pode ou não criar um pet e, principalmente, como deve fazer isso.
Pets que têm muita energia exigem atividades físicas diárias e muitas vezes espaço para brincar. A falta desses exercícios ou desse espaço tende a levar à ansiedade e, consequentemente, a comportamentos agressivos.
Como gastar a energia do seu pet?
Para que o cão possa gastar sua energia e, ao mesmo tempo, sentir o carinho e a companhia dos tutores, é interessante dedicar ao menos 30 minutos do dia para brincar com ele.
Além disso, passear duas vezes ao dia também é indispensável, sobretudo para cães muito agitados ou com tendência à agressividade. Veja como passear com cachorro e quanto tempo cada porte necessita.
Cadelas prenhas ou lactantes
Também é muito comum que cadelas que estejam gestando ou que acabaram de ter filhotes fiquem mais raivosas para protegerem suas crias.
Elas podem rosnar e até avançar em quem chegar perto dos cachorrinhos, mas esse comportamento é amenizado à medida que os filhotes vão crescendo.
O desmame de cães acontece com um mês a 45 dias, por isso, nesse período, procure deixar sua cadela mais quieta, sem incomodá-la ou incomodar os filhotes.
Cães jovens
Cachorros machos, principalmente os mais jovens (na “puberdade”), que estão disputando a atenção de uma fêmea, podem ficar mais agressivos durante o cio da cadela. Os hormônios ficam alterados e há uma tendência em demarcar o território.
Caso seu cão tenha estas reações, procure afastá-lo dos outros cachorros. É importante também consultar um veterinário para que se faça a castração dos cães.
Problemas de saúde
Fora as questões comportamentais, os cães podem ficar agressivos caso contraírem certos tipos de doença. A mais conhecida delas é a Raiva Canina, uma infecção viral extremamente grave.
Caso seu cão tenha contraído a doença – apesar de ser cada vez mais rara no Brasil – ele pode apresentar sinais como salivação espumosa, querer morder pessoas e animais, além de muitos outros sintomas.
Hipotireoidismo
Outro problema de saúde que pode deixar o cão estressado e mais raivoso é o hipotireoidismo, uma doença que afeta o metabolismo do cão.
Cachorros que apresentam essa doença têm níveis de cortisol (o hormônio do estresse) bem elevados e, por isso, ficam mais agressivos.
Segundo o portal Doglife, se o seu cão tiver o comportamento alterado de forma muito brusca e repentina, não deixe de consultar rapidamente um veterinário.
As 11 raças de cachorro mais difíceis de adestrar
Algumas das raças de cachorro que são mais teimosas e difíceis de adestrar são:
01- Beagle
02- Bulldog Inglês
03- Dachshund
04- Husky siberiano
05- Malamute do Alasca
06- Samoiedo
07- Cães do tipo spitz
08- Chow Chow
09- Akita inu
10- Shiba Inu
11- Jindo coreano