Setor calçadista participa de reunião com o ministro da Indústria Geraldo Alckmin

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 15 de julho de 2023 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Durante o encontro foram debatidas medidas para reduzir o Custo Brasil e ampliar a competitividade

Durante o encontro foram debatidas medidas para reduzir o Custo Brasil e ampliar a competitividade

O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, esteve nesta semana em reunião da Coalizão Indústria com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.

No encontro, que teve a presença de representantes de 15 setores industriais brasileiros e do secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, foram debatidas medidas para reduzir o Custo Brasil e ampliar a competitividade das empresas.

Na oportunidade, Alckmin destacou a importância do encontro, para que o Governo esteja em sinergia com a indústria nacional.

“Um governo moderno deve interagir com o setor industrial. Quem ouve mais, erra menos. O objetivo dos nossos encontros é que vocês – os industriais – coloquem sugestões práticas, tanto do ponto de vista mais geral, como a redução do Custo Brasil, como para melhorar a competitividade”, disse.

Reforma

Segundo o ministro, a Reforma Tributária deu um passo importante para a melhoria do ambiente de negócios e deve estar aprovada em mais ou menos 60 dias.

“Mas, teremos aí uma segunda etapa, de transição. Quanto mais abreviarmos esse período, mais rápido sentiremos os efeitos práticos da reforma”.

Ferreira avaliou o encontro como positivo, pois demonstra sensibilidade do Governo Federal diante dos desafios para conter o processo de desindustrialização ao qual o Brasil vem sendo submetido há décadas.

“Precisamos discutir como salvar a indústria, que é um segmento altamente empregador e que paga os melhores salários. Um país sem indústria é um país falido”, comentou o executivo.

Na ocasião, entre outras questões, o dirigente destacou os problemas causados pelas importações de produtos asiáticos via plataformas de e-commerce com isenção de impostos até US$ 50, o que tem gerado “uma concorrência predatória” com a indústria calçadista nacional.

Quem participa

As entidades integrantes são: Abicalçados, Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira Indústria Elétrica Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Grupo FarmaBrasil (FarmaBrasil), Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) e Instituto Aço Brasil.


+ Economia