Terceira edição da feira realizada pela Abicalçados recebeu mais de 10,4 mil compradores do Brasil e do mundo
A 3ª edição da BFSHOW, feira calçadista que reuniu mais de 330 marcas entre os dias 11 e 13 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, registrou recorde de visitação e negócios. Conforme a organização, nos três dias passaram nos pavilhões do evento mais de 10,4 mil compradores, o dobro da edição de novembro de 2023. Conforme a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), os negócios aconteceram em volumes importantes, que serão tabulados nos próximos dias.
O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que a BFSHOW será determinante para as expectativas positivas do setor. Para 2024, a previsão de crescimento na produção ultrapassa os 3%, para mais de 890 milhões de pares. Já para 2025, o crescimento ficará em torno de 2%, fazendo com que o setor recupere as perdas da pandemia e alcance mais de 900 milhões de pares produzidos.
“Temos aqui uma grande vitrine do calçado brasileiro para o mundo. Reunimos, nesses três dias, as principais marcas do País e compradores de mais de 60 países”, avalia o dirigente, ressaltando que na feira, ocorreram negócios significativos tanto no mercado doméstico quanto internacional.
“Para a atração de compradores de fora do País, a BFSHOW atuou em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Somente com esses projetos foram convidados 160 importadores e cinco jornalistas internacionais para divulgar o nosso produto no exterior”, lista Ferreira.
“Local certo e data certa”
Para Marcos Huff, diretor da Calçados Killana, a BFSHOW é uma feira consolidada como a principal do calendário brasileiro. Segundo ele, durante os três dias, a mostra recebeu clientes nacionais e internacionais focados em negócios.
“A BFSHOW está no local certo e na data certa, com facilidades logísticas e com um posicionamento muito claro direcionado ao business. Está muito parecido com as principais feiras da Europa”, avaliou.
Internacional
Pela primeira vez na BFSHOW, a compradora da Arise, de Moçambique, Thembumenzi Souto, disse que compra calçados brasileiros premium desde 2009, quando decidiu trocar fornecedores da Bulgária por fornecedores do Brasil. “Quando conheci os produtos brasileiros, percebi que tinha qualidade e variedade muito superiores. Atualmente, trabalhamos com sete marcas do Brasil e a BFSHOW está nos oportunizando ampliar o nosso mix de produtos daqui”, conta a importadora, ressaltando que a parceria da sua rede com a indústria calçadista brasileira é muito importante para o crescimento da empresa.
Nacional
Os compradores brasileiros também estavam surpresos positivamente com a estrutura dos pavilhões que receberam a BFSHOW no Distrito Anhembi. Saudosistas de uma época em que grandes feiras comerciais ocorriam no local, antes da reforma inaugurada este ano, os lojistas frisaram a qualidade da reforma e a organização do evento.
“Gostei muito da estrutura, com acesso facilitado e boa distribuição por segmentos”, avalia o lojista Vinícius Liessi dos Santos, da Calçado Franca, de Maringá/PR. Segundo ele, a rede fechou negócios e deixou muitos outros engatilhados para os próximos meses.
A próxima edição da BFSHOW acontecerá também no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, entre os dias 19 e 21 de maio de 2025.