Sesi Franca vence o São José e garante vaga nas semifinais do Super Oito

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de dezembro de 2018 às 09:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os líderes do primeiro turno do NBB CAIXA literalmente sufocaram o São José na defesa

O Sesi Franca Basquete está na semifinal da Copa Super 8. Em sua estreia no torneio, no Ginásio Pedrocão, o atual campeão paulista e sul-americano venceu o São José Basketball e venceu o duelo de quartas de final, nesta quarta-feira, por 81 a 71. Com isso, a equipe avançou à semi do torneio para pegar o Paulistano/Corpore.

O confronto semifinal entre Franca e Paulistano, que reeditará as decisões das duas últimas edições do Campeonatos Paulista, será na quarta-feira (26/12), no Ginásio Pedrocão, às 20 horas, com transmissão ao vivo da ESPN.

Para sair de quadra vencedor, o Franca contou com grande desempenho do ala/pivô Lucas Dias, que deixou a quadra como cestinha, reboteiro e atleta mais eficiente da equipe, com 22 pontos (nove deles no último quarto), nove rebotes e 25 de valorização.

“Sabemos que é um torneio de tiro curto, é um jogo, então focamos muito na defesa. Sabemos que São José é uma equipe grande, que gosta de ter volume. Fomos bem no primeiro tempo, pecamos no segundo, mas conseguimos segurar a reação deles para sair com essa vitória que nos levou à semifinal”, disse Lucas Dias.

“Estamos muito confiantes no título do Super 8. Viemos com moral, fomos campeões do Paulista e da Sul-Americana, mas queremos muito esse título, não só pela vaga na Liga das Américas, mas pela cidade de Franca, que merece isso. Será muito importante para coroar o trabalho do ano e vamos lutar por isso”, completou Lucas.

Ainda pela equipe francana, quem também se sobressaiu foi o pivô Cipolini, autor de 19 pontos (3/5 nas bolas de 3) e cinco rebotes, o ala norte-americano David Jackson, com 16 pontos, seis rebotes e seis assistências, e o armador Alexey, que fechou o duelo com 12 pontos e três assistências.

O cartão de visitas do Franca na Copa Super 8 foi um tanto quanto avassalador. Os líderes do primeiro turno do NBB CAIXA literalmente sufocaram o São José na defesa e levaram apenas seis pontos no período. No ataque, a equipe pontuou bastante em transição e fechou a parcial com expressivos 26 a 6 no placar.

Mesmo com larga desvantagem no placar, o São José não desistiu e conseguiu uma linda reação último quarto. Com corrida de 16 a 4 nos sete primeiros minutos e cortou para sete pontos (69 a 62) uma diferença que chegou a ser de 25 no terceiro período. Mais tarde, a diferença caiu para seis pontos (77 a 71), mas não havia mais tempo para a virada.

O São José teve quatro atletas pontuando em dígitos duplos: os alas Vinícius Pastor (15) e Dedé (13), ambos vindos do banco, e os pivôs titulares Mineiro (10) e Douglas Nunes (10), este que pegou 11 rebotes e registrou um duplo-duplo (18 de eficiência).

Oitavo colocado do NBB CAIXA, o São José voltará à quadra somente em 2019. O primeiro compromisso da equipe no novo ano será no dia 07 de janeiro, contra o Mogi das Cruzes/Helbor, no Ginásio Hugo Ramos, às 20 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.

“O primeiro quarto com certeza pesou demais para nós. Correr atrás de 20 pontos de desvantagem na casa do líder do NBB é muito difícil. Entramos desconcentrados, melhores e conseguimos buscar uma reação, mas infelizmente ficou difícil a virada. Classificamos entre os oito primeiros colocados e estamos em uma crescente, agora vamos treinar para começar 2019 com vitória e seguir na briga por uma boa colocação nos playoffs”, disse o ala/armador Pedro, do São José.


+ Basquete