Sesi Franca Basquete: jogo de hoje deve ser preparação para NBB e Champions League

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 2 de agosto de 2024 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Jogo desta sexta-feira, 2, deve ser usado pelo clube como uma espécie de pré-temporada para o NBB e Champions League das Américas

Sesi Franca Basquete enfrenta o Pinheiros em São Paulo nesta sexta-feira, 2 – foto Redes Sociais

 

A temporada 2024/2025 para o Sesi Franca Basquete começa nesta sexta-feira, às 20h, contra o Pinheiros, em São Paulo. A partida no Ginásio Henrique Villaboim marca a estreia do time no Campeonato Paulista.

A competição deve ser usada pelo clube como uma espécie de pré-temporada para o NBB e Champions League das Américas, segundo Lula Ferreira, supervisor técnico do Franca.

No ano passado, o time adotou a mesma estratégia em um cenário que acabara de voltar da conquista do título Intercontinental da FIBA, em Singapura. A equipe foi eliminada pelo Paulistano na semifinal.

“É uma competição que tem que ser entendida como preparação para temporada toda. E, no nosso caso, temos um retorno mais tardio da temporada passada porque os jogadores ou estão em recuperação ou estão servindo à seleção brasileira [Lucas Dias e Georginho, além do técnico Helinho]”.

“Isso causa um desequilíbrio na preparação para equipe, principalmente nos primeiros jogos ao longo do primeiro turno da competição”, explicou.

No primeiro turno do estadual, os dez times se enfrentam em turno único. Depois das nove rodadas, as equipes serão divididas em dois grupos.

No grupo A, estarão os classificados entre primeiro e quinto lugares. No B, do sexto ao décimo. É o chamado realinhamento, para definir a colocação dos classificados para os playoffs.

As equipes vão se enfrentar com mando invertido em relação ao primeiro turno. No grupo B, os dois piores estão eliminados.

Depois, a competição vai para as quartas de final, semifinal e final, com todas as séries sendo disputadas em confrontos melhores de três partidas.

“É uma competição que vai ser definida no playoff, depois do segundo turno. Portanto, nosso planejamento é, no início da competição, usar os garotos do sub-22 em sua totalidade nos dois primeiros jogos”.

“A partir do jogo do dia 7 de agosto vamos incorporar os jogadores de acordo com a condição que cada um se encontra. Temos jogadores em situações diversas. Temos jogadores que pararam logo depois do NBB e jogadores que seguiram jogando”.

“A comissão técnica vai fazer uma avaliação, mas a ideia é a partir do dia 7, contra São José-SP, a gente comece a inserir os jogadores do adulto na medida em que estejam em boas condições de jogo”.

Para esta temporada, Franca contratou Georginho, Facundo Corvalán e Rafael Hettsheimeir, mas perdeu Márcio, Scala, Jhonatan Luz, Guillent, Edu Marília e Wesley, que voltará a atuar pelo time somente em dezembro, após passagem pelo basquete mexicano. Por outro lado, manteve Zu Júnior, Nathan Mariano, Charles Hinkle e Lucas Dias

Na visão de Lula Ferreira, o elenco tem capacidade de manter o Franca na briga por títulos, inclusive já no estadual.

“A expectativa é a melhor possível, porque depois que o time estiver completo, a gente entende que a gente formou um elenco bem forte, mais robusto que o ano passado, e a tradição de Franca induz a equipe a lutar por todos os títulos que vamos disputar na temporada”.

Calendário do Franca na 1ª fase do Paulista

2 de agosto, 20h – Pinheiros x Franca
4 de agosto, 11h – Mogi x Franca
7 de agosto, 20h – Franca x São José
10 de agosto, 18h – Franca x Osasco
15 de agosto, 20h – Liga Sorocabana x Franca
18 de agosto, 18h – Franca x Corinthians
23 de agosto, 20h – São Paulo x Franca
25 de agosto, 18h – Paulistano x Franca
1º de setembro, 18h – Franca x Bauru.

*Informações Globo Esporte


+ Basquete