Sesi demite servidores em Franca. Como é que fica o patrocínio ao basquete?

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de julho de 2020 às 11:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alegação da diretoria da entidade para esse momento são dificuldades financeiras por causa da pandemia

Desde o início da pandemia, em março, o Sesi SP tem promovido remanejamentos em suas unidades no Estado de São Paulo. 

Em Franca alguns profissionais foram demitidos no setor esportivo e educacional e, ainda o diretor da unidade foi transferido por orientação superior. 

Desta forma, o Sesi Franca passou a ser comandado pelo diretor do Sesi de Ribeirão Preto, que também é responsável por outras duas unidades da região.

Além dos remanejamentos e demissões no período da pandemia, nessa semana a diretoria de São Paulo do Sesi demitiu centenas de trabalhadores. Ao todo foram cerca de mil funcionários, inclusive portadores de necessidades especiais.

A alegação da diretoria da entidade para esse momento difícil são as dificuldades financeiras por causa dos impactos causados na economia em virtude da pandemia do Covid-19. 

O Sesi pertence ao Sistema S (Sesi, Senai e Senac) e é referência na Educação. O Sistema S pertence a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp, presidida por Paulo Skaf. 

Segundo nota do SESI SP, além dos mais de 80 bibliotecários, perderam seus postos de trabalho também coordenadores, analistas e auxiliares de cultura, inspetores de alunos, secretárias, diretores e professores. 

A entidade confirmou que demitiu metade do quadro de professores de esporte; em 53 municípios paulistas, 250 foram demitidos, inclusive de Franca.

O motivo principal da crise foi a redução compulsória de 50% das contribuições feitas pelas empresas ao Sistema S, imposta pela Medida Provisória 932/2020, publicada em 31 de março de 2020 no Diário Oficial da União.

CONTRAPARTIDA 

Embora a situação envolve os trabalhadores de diversas unidades, o Sesi SP anunciou nos últimos 10 dias uma boa notícia para Franca.

A primeira a ser divulgada foi a renovação da equipe técnica e com o time de basquete, onde são investidos R$ 9 milhões. Nessa semana, nota da assessoria do Sesi, anunciou a renovação com um dos principais jogadores de basquete, Lucas Dias.


+ Economia