Servidora da Prefeitura de Franca escreve livro que conta passagens de vida

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de outubro de 2020 às 20:42
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 06:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O livro ‘Um Coração que Conhece os Diversos Sabores de uma Lágrima’ traz uma história e muitas vivências

Cultivando uma jovialidade, disposição e fala fácil nada comum para quem está prestes a completar meio século de vida e acaba de consumar um desejo que só aumentou na sua trajetória de superações, desde o nascimento quando foi diagnosticada com um problema cardíaco congênito, ela é só entusiasmo.

Tassiana Costa Ferreira Teixeira, casada e mãe de dois filhos em fase adulta, conta que sentia nas veias a necessidade de compartilhar com mais pessoas os extremos de incertezas que viveu, especialmente a partir do momento que recebeu o diagnóstico de que precisaria realizar um tratamento delicado e, por consequência, ser submetida a uma cirurgia cercada de riscos.

Utilizando uma narrativa sem ‘choramingos’, ela reproduz em seu livro ‘Um Coração  que Conhece os Diversos Sabores de uma Lágrima’, com riqueza de detalhes, particularidades que somente uma criatura de mente fértil e disciplinada conseguiria resgatar. 

Certamente buscou isso ouvindo pessoas da sua proximidade a partir dos pais, avós e bisavôs, passando pelos primos, tios e colegas de escolas nos diferentes estágios dos seus estudos, iniciados num Colégio de Freiras, passando por escola pública até chegar na universidade.

Nessa trajetória experimentou também a vida de educadora, uma paixão que cultivava desde o tempo das brincadeiras de criança, seja na casa  da Vila Raycos, onde foi criada, ou sítios de familiares, onde era hábito passar os fins de semana.

Isso, é claro, depois do primeiro restabelecimento de mais de um ano em hospital de São Paulo, onde teve o privilégio de ser cuidada, entre outros profissionais médicos, pelos saudosos Drs. Zerbini e Adib Jatene.  

Formada psicóloga em meados da década de 90, Tassiana mais tarde ingressaria na Prefeitura de Franca, inicialmente atuando na Secretaria de Educação e depois chefiando a área de Recursos Humanos, com passagens por diversas áreas. 

Nesse curso de tempo realizou duas outras cirurgias cardíacas, casou-se e conseguiu realizar outro sonho sempre acalentado: ser mãe, o que aconteceu por duas vezes, mesmo com os riscos que a situação representava.

Religiosa, de uma fé inabalável em Deus Criador, manteve e mantém vínculos com a comunidade de São Judas Tadeu, onde participava desde a juventude.

Parte dos recursos auferidos com a venda do seu livro serão destinados para a filantropia.

Além da sua história de superações, a autora quis na verdade compartilhar com mais pessoas cada obstáculo vencido, onde sem essa pretensão, deseja demonstrar que com fé, determinação e suporte da família, é possível chegar aonde se deseja. 

E por fim, com esse seu livro tipo ‘embrião’, pensa em outros com mais vivências e causos que valem à pena serem contados, um inclusive sendo rascunhado. 

Atualmente, depois de breve passagem pelo serviço Família Acolhedora, mantido pela Prefeitura, Tassiana Ferreira passou a compor a equipe multidisciplinar que atende no Consultório na Rua, um programa de assistência voltado a população em situação de rua. 

Impresso na Ribeirão Gráfica Editora, o livro, ao custo de R$ 30,00, pode ser solicitado através do e-mail: [email protected].


+ Literatura