compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Especialista explica se o mais correto é deixar a louça secar naturalmente ou usar o pano de prato para enxugá-la
Será que a forma como você deixa suas louças secarem é a mais correta? Foto Freepik
Algumas pessoas lavam a louça e deixam todos os itens secarem sozinhos no escorredor. Outras preferem enxugar tudo com um pano de prato para tornar o processo mais rápido.
E aí, qual a forma certa afinal? Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, explica!
Segundo o embaixador da EsfreBom, o mais adequado mesmo é deixar os itens secarem naturalmente.
Isso evita que alguma partícula do pano, bactéria ou sujeira acumulada nele passe para os pratos, talheres, copos e outros utensílios de cozinha que, mais tarde, serão utilizados para lidar com a comida que você vai ingerir.
Entretanto, em cozinhas com pias menores, deixar tudo ali secando por um tempo pode ser complicado.
Nesses casos, o especialista recomenda substituir o escorredor por uma alternativa mais rápida, os chamados “tapetes de louça” ou “panos escorredores de louça”.
Eles servem para colocar os itens em cima após lavar e absorver toda a água deles de forma ágil. “Vale ressaltar que esse produto precisa ser higienizado e seco após cada uso”, alerta o Dr. Bactéria.
Em ocasiões nas quais é realmente necessário usar o pano de prato para conseguir guardar a louça imediatamente, ele pode ser uma opção. Porém, é preciso ter atenção a alguns detalhes.
Dicas para usar o pano de prato corretamente
Como já explicado, sujeiras, bactérias ou até pequenos pedaços do pano de prato podem acabar passando para a louça.
Por isso, quando for necessário usá-lo, ele deve ser trocado constantemente e mantido em locais arejados e longe de gorduras e sujidades. Precisa também estar sempre seco e limpo.
O Dr. Bactéria também sugere buscar pelos materiais mais seguros. “Os panos com íons de prata em sua composição possuem capacidade de reduzir até 99,9% das bactérias presentes no tecido, então são uma ótima opção”, comenta.
De acordo com o profissional, para ter certeza de que a louça ficará livre de sujidades e bactérias, é preciso investir ainda em todo um kit, não apenas no pano correto.
“É preciso ter esponjas compatíveis com os itens mais utilizados em casa e um rodo que consiga puxar toda a água que se acumula na pia, evitando que a louça absorva o cheiro de água parada, por exemplo”, diz.
*Informações Alto Astral