Senado vota hoje lei que barra transportes por aplicativos como Uber e 99

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de outubro de 2017 às 12:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aplicativo que ainda não chegou a Franca deve ter voto favorável do senador Airton Sandoval

​O Senado deve votar nesta terça-feira (31),à tarde, em caráter de urgência, lei que barra o funcionamento de aplicativos como o UBER, o Cabify, o 99 e o Lady Driver. 

Em protesto, usuários e motoristas dos serviços fizeram uma série de comentários contra a ação nas páginas dos senadores no Facebook. 

Gerando repercussão nas redes sociais. Entre as justificativas dos internautas está a questão empregatícia. 

Dados

No Brasil, o número de motoristas no aplicativo Uber aumentou 10 vezes em relação a outubro de 2016, passando de 50 mil para 500 mil em um ano. Os números foram divulgados pela própria empresa.

O serviço atua em mais de 100 cidades do Brasil, contabilizando 17 milhões de usuários ativos no país. Apenas no estado de SP rodam cerca de 150 mil motoristas, a maior parte na Grande São Paulo. 

Prognóstico

Apesar de o projeto que cria regras para aplicativos como o Uber ser de autoria de um deputado petista, Carlos Zarattini, o partido vai liberar a bancada na votação – marcada para hoje, no Senado.

O prognóstico é de aprovação do texto – pró-táxi. Assessores admitem, porém, que a mobilização do Uber pode embaralhar o jogo. Com apoio até da 99, que nasceu como aplicativo para chamar táxis e faz hoje mais corridas com carros particulares.


+ Trânsito