Seminário Nacional de Formação sobre Autismo começa nesta terça, 12

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de novembro de 2019 às 16:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Esta é uma iniciativa nacional, para estudos, apresentação de experiências e partilha de conhecimentos

Em uma ação integrada entre o Ministério da Educação e a Prefeitura de Franca, o Seminário de Políticas Educacionais para Pessoas com o Transtorno do Aspectro Autista acontece entre terça-feira, 12 de novembro, e quarta-feira, 13, no Dan Inn Hotel.

Esta é uma iniciativa de âmbito nacional, para estudos, apresentação de experiências, partilha de conhecimentos, com presença de renomados especialistas no tema que estão compartilhando suas vivências.

O secretário municipal da Educação, Edgar Ajax Filho, observou que são aguardados na cidade profissionais que atuam na área de todo o país, dentre os quais 42 representantes do Conselho Nacional de Secretários da Educação dos Estados Brasileiros e Distrito Federal; 300 representantes dos Polos da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Franca-SP); Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra; 158 representantes de Organizações Sociais, Movimentos, Associações e Famílias Pró autistas, entre outros.

A programação tem sua abertura prevista para a manhã de terça-feira, dia 12, começando pelo credenciamento dos participantes e autoridades às 8 horas, seguido dos pronunciamentos das autoridades. 

A programação é rica e voltada também ao público em geral que deseja conhecer um pouco sobre a realidade do país, do Estado de São Paulo e principalmente da cidade, com depoimentos de familiares de pessoas com a síndrome do espectro autista.

Programação

Para o primeiro dia das atividades do Seminário, na terça-feira, começando às 9h30, o convidado a palestrar é Francisco Vardes Braga Júnior, sobre o tema  “Conceituando o Autismo e suas Atualidades no Diagnóstico”. A segunda palestra ocorrerá a partir das 13h30, com o Dr. Marcelo Valio, abordando a temática “Atualização do Marco Legal, (Direitos Autorais). A terceira exposição na mesma tarde, começará às 15h30, com a palestrante Maria de Lourdes Esteves Bezerra, Flávia Marçal e Dalmir Pacheco de Souza, abordando o tema: Formação Inicial e Continuada de Professores (Avaliação Dos Cursos E Pós-Graduação); Políticas Públicas, Tais como: BNCC, Pnld, dentre outras.

Fechando a programação da tarde, às 16h30 às 17h30 está prevista a palestra com a Dra. Ana Carolina Sella, que focará sua fala no tema “Atualização Sobre as Técnicas e Metodologias: PEI (Planejamento Educacional Individualizado) e PPI (Projeto Pedagógico Institucional); Tecnologia Assistiva, Práticas de Gestão e Monitoramento, tendo como convidados mediadores Danilo Lemos Batista, Ricardo Mazzonetto, Lucelmo Lacerda e Carolina Spínola A. Corrêa.

A programação segue na quarta-feira, no mesmo local (Av. Alfreto Tozzi, 1088, Núcleo Alfa), começando às 8h30, com a abordagem do tema ‘Educação para Toda a Vida’, com a expert no assunto Maryse Suplino.

Outras informações, tel. 3711-9279, com Edjar Ajax.


+ Educação