Semana do Consumidor: 6 em cada 10 pessoas planejam sair às compras, e você?

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 9 de março de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Levantamento apontou que eletrônicos e celulares representam o interesse de mais da metade dos consumidores

Semana do Consumidor acontece de 12 a 18 de março – foto Arquivo

 

Com a aproximação da Semana do Consumidor, que acontece de 12 a 18 de março, muitos consumidores já estão planejando suas compras.

Neste ano, de acordo com uma pesquisa feita pela OLX, seis em cada dez brasileiros pretendem comprar algum produto durante o período de ofertas.

O levantamento considerou as respostas de 1.066 usuários do site de vendas, entre os dias 8 a 14 de fevereiro.

Os itens de maior procura são os eletrônicos e celulares, que representam o interesse de mais da metade dos entrevistados.

Na sequência, estão itens para casa (38%), moda e beleza (10%), e experiências, como jantar fora (7%).

Pretensão de gastos

Em relação aos gastos com as compras, o estudo revela que 38% dos participantes planejam gastar mais de R$ 500 em produtos durante a Semana do Consumidor. Outros 18,38% estão dispostos a desembolsar entre R$ 400 e R$ 500.

Ainda segundo a pesquisa, 16,42% dos consumidores devem gastar entre R$ 200 e R$ 300; 14,54% entre R$ 100 e R$ 200,00.

Por fim, 12,53% dos brasileiros estão dispostos a gastar até R$ 100 em suas compras ao longo da semana.

Benefícios mais valorizados

A Semana do Consumidor é marcada, sobretudo, por diversas vantagens. Entre os benefícios mais valorizados pelos consumidores está o frete grátis (75%). Logo após vem a variedade de produtos (35%).

Para 28% dos entrevistados, no entanto, o parcelamento sem juros é mais importante, seguido por entrega no mesmo dia (27%); mais de uma forma de pagamento (18%); praticidade na jornada de compra (14%); e cashback (8%).

Meios de compra

A forma de compra também foi sondada pela pesquisa dedicada à Semana do Consumidor.

Conforme o levantamento, 58% dos consumidores entrevistados disseram usar o computador ou o notebook para fazer suas compras online. Outros 39% optam por usar os smartphones e apenas 3% utilizam tablets.

*Informações Alto Astral 


+ Comércio