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É um recurso importante tanto para o condutor como para o pedestre, para evitar acidentes de trânsito
O Departamento de Trânsito da Secretaria de Segurança e Cidadania de Franca instalou dois conjuntos de semáforos temporizadores em avenidas de grande movimento de veículos.
A proposta é de reduzir os acidentes de trânsito e favorecer a fluidez do tráfego.
Márcio dos Santos, secretário da pasta, explicou que o experimento deverá ocorrer até o final da primeira quinzena de dezembro. E se houver aprovação e bom funcionamento, outros cruzamentos deverão receber os equipamentos em Franca.
Marcio dos Santos disse ao Jornal da Franca que o temporizador é um painel anexo ao semáforo que informa aos condutores de veículos o tempo restante para a mudança do sinal luminoso do verde para o vermelho.
É um recurso importante de auxílio, tanto para o condutor, bem como para o pedestre, para evitar acidentes de trânsito. Já funciona bem em cidades maiores do que Franca.
Uma proposta para a revisão do Código de Transito Brasileiro (CTB), em vigor desde 1997, promete causar bastante polêmica: tornar obrigatória a instalação de temporizadores sincronizados nos semáforos para alertar os motoristas do tempo que ainda resta antes de o sinal ficar vermelho.
A medida é polêmica. Para José Mario de Andrade, especialista em transito e diretor de Negócios Internacionais da Perkons, a instalação do mecanismo pode favorecer infratores e maus condutores.
“A instalação de um relógio regressivo pode contribuir para um comportamento oposto ao que visa a medida: o condutor pode aproveitar o pouco tempo do semáforo para ultrapassar o cruzamento.
Além disso, a informação adicional tira a atenção do motorista para o cenário a sua volta”, avalia o especialista.
Para ele, a decisão do comportamento continua sendo muito subjetiva: da mesma forma que o motorista se sente estimulado a aumentar a velocidade quando o sinal está prestes a se tornar vermelho, também o fará nos segundos finais mostrados pelo temporizador.
MUDANÇAS
A aceitação da população tem sido grande, avaliou o Secretário de Segurança.
E de acordo com os estudos, as avenidas Ademar de Barros, Integração, Presidente Vargas, Major Nicácio, entre outras, estão no planejamento para receber o equipamento. “Por enquanto estamos fazendo experimentos” disse.