Segurança em foco: Central de Monitoramento flagra crimes e infrações em Franca

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 3 de maio de 2024 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com o inspetor da Guarda Civil, Luiz Fernando Fernandes, as câmeras têm sido importantes aliadas no combate à criminalidade

Central de Monitoramento opera com 56 câmeras em diversos pontos de Franca

 

Nos últimos três meses, a Central de Monitoramento da Guarda Civil de Franca flagrou crimes, acidentes e infrações das mais diversas. A maioria na área central da cidade.

De acordo com o inspetor da Guarda Civil, Luiz Fernando Fernandes, as câmeras têm sido importantes aliadas no combate à criminalidade, ajudando a esclarecer delitos e até acidentes de trânsito.

“Antigamente, quando acontecia um crime na área central, por exemplo, a Polícia Militar precisava colher informações e ir atrás de imagens das câmeras de estabelecimentos na tentativa de elucidar o fato”.

“Como a abrangência das câmeras da Central é muito grande, a Guarda que faz o monitoramento, já conseguiu flagrar muitas ações e com o acionamento da PM, chegar aos criminosos ou até mesmo impedir a ação delituosa”, disse.

Câmeras em diversos pontos

No período mencionado, as câmeras flagraram 27 acidentes de trânsito, nove furtos a estabelecimentos comerciais, entre outros como atropelamento de pedestre, pessoas suspeitas vendendo produto de furto, suspeito armado em posto de combustível e veículo suspeito com pessoas que tinham passagem policial.

A Central de Monitoramento, comandada pela Guarda Civil Municipal, foi inaugurada em agosto do ano passado e conta com oito monitores grandes, utilizados para o acompanhamento das 56 câmeras instaladas em diferentes pontos da cidade.

São equipamentos de alta resolução que captam imagens em 360º. A unidade funciona 24 horas por dia, integrada com as Polícias Civil e Militar.

Segundo Fernandes, a Central de Monitoramento foi um divisor de águas na segurança.

“Mesmo que algum crime não possa ser evitado, após o ocorrido, nós conseguiremos, através das imagens, esclarecer a ocorrência e identificar os infratores”, finalizou.


+ Segurança