Secretário faz projeto, mas vereador insiste em gasto para contratar empresa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de agosto de 2018 às 12:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Juiz aposentado, secretário de Recursos Humanos, Donha faz projeto para legalizar situação

Há situações difíceis de serem compreendidas em Franca. A Prefeitura teve que demitir 215 servidores comissionados, em atendimento a uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo. 

A partir daí, duas constatações ficaram claras: uma é que os comissionados têm sua importância e, sem eles, a administração terá problemas. Outra é que passou da hora de se deixar de lado as gambiarras jurídicas para se fazer um projeto que, de fato, esteja dentro da legalidade e permita a nomeação de cargos de confiança.

Conhecedor da lei e gestor da área, o secretário de Recursos Humanos de Franca, Alberto Donha, que também é juiz de Direito aposentado, deu a sua contribuição. Em suas horas de folga, ao invés de descansar ou investir no lazer, elaborou um projeto que legaliza a criação dos cargos – após passar pela Câmara.

A equipe técnica de Gilson de Souza (DEM) achou pequenas retificações a serem feitas no projeto, todas saneáveis. Mas a opção da administração foi de deixar de lado o trabalho de Donha e seguir na atual situação, ou seja, sem saber o que fará para recriar os cargos.

Uma pessoa próxima ao gabinete afirmou que Gilson tem sido pressionado pelo vereador Corrêa Neves Júnior (PSD), seu líder informal e conselheiro político – mesmo estando no primeiro mandato – a contratar uma empresa para que esta elabore o projeto de lei.

No próprio entorno de Gilson, a ideia desagrada por vários fatores, como o fato de Donha já ter feito o projeto, os gastos que serão necessários para terceirizar o serviço, o desconhecimento da realidade de Franca, uma vez que a empresa pode ser de outra cidade, o tempo que se gastará com a contratação da empresa e a elaboração e tramitação do projeto, entre outros problemas.

Enquanto isso, as escolas estão sem diretores e setores da Prefeitura estão com o funcionamento comprometido. Além do que, a postura para com o secretário Donha vem sendo, no mínimo, deselegante.​


+ Política