compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Veículo foi pensado para ambientes fechados, mas também pode ser uma solução para atividades agrícolas
A montadora sueca Scania divulgou nesta semana detalhes do seu novo caminhão totalmente autônomo e sem cabine.
Segundo a empresa, diferentes áreas se uniram para desenvolver o caminhão-conceito que poderá ser utilizados, a princípio, em canteiros de obras fechados e minas.
“Com o caminhão-conceito Scania AXL, estamos dando um passo significativo em direção aos sistemas de transporte inteligentes do futuro, onde os veículos autônomos desempenharão um papel natural”, diz o presidente e CEO da Scania, Henrik Henriksson.
O Scania AXL é dirigido e monitorado por um ambiente de controle inteligente, segundo a marca.
Nas minas, por exemplo, as operações autônomas são facilitadas por um sistema de logística que informa ao veículo como ele deve ser executado.
Diferente de outros modelos já no mercado, o AXL elimina completamente a cabine de comando dentro do veículo.
“Já temos caminhões autônomos nas operações dos clientes. No entanto, até agora, eles têm espaço para um motorista de segurança que pode intervir, se necessário. O Scania AXL não possui esse local e isso muda significativamente o jogo ”, afirma Claes Erixon, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania.
Modelos como estes podem estar, em um futuro não muito distante, transportando produtos agrícolas dentro e fora das fazendas. A revolução já começou.