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O trabalho pode acabar sendo prejudicial para sua saúde mental e até trazer problemas como o burnout se você não se cuidar
Cuidar da saúde mental no trabalho é essencial para prevenir transtornos graves – foto Shutterstock
Nesse período do Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, é importante pensar na saúde mental e em como ela se relaciona com diversas áreas da sua vida.
Problemas no trabalho, por exemplo, podem ter efeitos bem negativos na saúde mental, desencadeando coisas como a síndrome de burnout.
Com isso, cuidar da saúde mental no trabalho é essencial para prevenir transtornos mais graves.
“O ambiente de trabalho pode ser fonte de estresse e pressão constante, afetando diretamente o bem-estar psicológico dos colaboradores. A saúde mental precisa ser tratada com a mesma importância que a saúde física”, afirma a psicóloga Denise Milk.
Ela destaca que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é fundamental para preservar o bem-estar geral. E, para isso, adotar certas estratégias simples é o melhor caminho.
Quer saber quais são elas? Veja a seguir as 5 dicas da especialista para melhorar a saúde mental no trabalho:
Defina limites claros
Sabe quando você está no seu momento de lazer, mas chega um e-mail de algo ligado ao trabalho, ou você apenas começa a pensar ou resolver coisas do trabalho sem estar no seu horário para isso? Esse hábito é bem ruim para a saúde mental.
“Saber definir quando é hora de parar ajuda a evitar o acúmulo de estresse. O equilíbrio entre as atividades profissionais e pessoais é essencial para a saúde mental no trabalho”, comenta Denise.
Desenvolva a inteligência emocional
A capacidade de lidar com emoções e pressões diárias no trabalho é crucial. “A inteligência emocional permite que o profissional lide melhor com conflitos e desafios, reduzindo o impacto das situações estressantes”, explica a psicóloga.
Faça pausas regulares
Ninguém consegue ficar bem trabalhando 6 ou 8 horas seguidas, por exemplo. Assim, é benéfico, até mesmo para a produtividade, fazer pausas durante o expediente em momentos oportunos.
“Pequenos intervalos ao longo do dia ajudam a diminuir a tensão acumulada e a aumentar o foco e a produtividade”, afirma Denise Milk.
Priorize o autocuidado
Além de cuidar das responsabilidades profissionais, é importante reservar tempo para si. “O autocuidado, que inclui atividades como uma boa noite de sono e lazer, contribui para o equilíbrio mental e emocional”, ressalta a psicóloga.
Busque apoio profissional
Por fim, quando fica difícil gerenciar o estresse e a pressão do trabalho, é essencial buscar ajuda profissional. Assim, você evita que o problema piore e o desgaste emocional fique mais severo.
*Informações Alto Astral