Sarampo: Vacinação termina nesta sexta, 13, em Franca, mas procura ainda é baixa

  • Entre linhas
  • Publicado em 12 de março de 2020 às 00:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo os últimos boletins divulgados, mais de 6,6 mil pessoas foram imunizadas contra a doença

Procura pela vacina contra o sarampo é considerada baixa em Franca (Foto: Sérgio Oliveira/EPTV/Reprodução)

Falta apenas um dia para terminar a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo deste ano – ela será encerrada nesta sexta-feira 13. Então, ainda dá tempo de você ir até um posto de saúde de Franca para imunizar crianças a partir de 5 anos até adolescentes de 19.

A meta do Ministério da Saúde é proteger 3 milhões de crianças e adolescentes, mas pouco mais de 100 mil foram vacinadas até o início de março.

Em Franca, segundo os últimos boletins divulgados, mais de 6,6 mil pessoas foram imunizadas contra a doença.

Apesar da pouca procura pela vacina contra o sarampo, a doença já matou três pessoas este ano no Pará, São Paulo e Rio de Janeiro. Esta última vítima era um bebê de oito meses.

Oito estados já registraram 338 casos, sendo a maioria em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já em 2019, foram 16 mortes e mais de 18 mil contaminados, a maioria em São Paulo.

Em Franca, foram registradas pela Secretaria Municipal de Saúde, 53 notificações da doença em 2019, dos quais 19 foram confirmados até agora e 21 deram resultado negativo. Dos casos positivos, oito foram contraídos em outras cidades.

Este ano ainda não há registros da doença. Apesar disso, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica

Além desta campanha que se encerra nesta sexta-feira, 13, estão previstas outras duas etapas. Uma em junho para pessoas de 20 a 29 anos. E outra em outubro para crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Os casos de sarampo no Brasil começaram a surgir novamente em 2018, importados da Venezuela. Os primeiros contaminados foram no Amazonas e em Roraima.

Vale ressaltar que o atendimento diário nas UBSs de Franca, nas salas de vacina, está sendo prestado das 10h às 16h. E é indispensável a apresentação da carteira de vacinação para checagem.


+ Saúde