O atacante Bruno Henrique deixou o gramado do Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), no último dia 12, se queixando de dores na coxa direita. Ao se apresentar no CT Rei Pelé na sexta-feira (13), o atleta informou aos médicos que já não sentia mais dores na coxa, mas que a panturrilha estava dolorida. O camisa 27 foi submetido a exame de imagem no início da noite do mesmo dia e, na manhã de sábado (14), após avaliação dos médicos, foram descartadas lesões tanto na coxa quanto na panturrilha.
Bruno Henrique realizou os treinos regenerativos de sexta-feira (13) e sábado (14) no CEPRAF com os fisioterapeutas do clube. Na manhã de domingo (15), o atacante chegou a ir para o campo mas, como o desconforto na panturrilha esquerda não diminuiu, o DM decidiu vetar o atleta de mais uma partida. Não há previsão de retorno.
O Volante Renato está em estágio avançado da recuperação dos edemas no tornozelo direito e no músculo bíceps femoral da coxa direita. No dia 29 de setembro ele voltou a treinar no gramado, mas os médicos do Santos FC decidiram pelo retorno dele ao CEPRAF para mais alguns dias de tratamento e fortalecimento. O camisa 8 já faz atividades no campo e está próximo de voltar a jogar.
O atacante Vladimir Hernández também não viaja para Pernambuco. O colombiano foi liberado pela comissão técnica por motivos particulares. O volante Alison cumpre suspensão automática por levar o terceiro cartão amarelo no empate em 2 a 2 com o Vitória, na última segunda-feira (16), e também não atua nesta rodada. Gustavo Henrique, Victor Ferraz, Matheus Ribeiro, Vitor Bueno, Léo Cittadini e Nilmar seguem fora.
Durante treino, no dia 6 de outubro, o lateral-direito Matheus Ribeiro sofreu lesão de grau 1 no músculo bíceps femoral da coxa esquerda. Ele já iniciou a recuperação no Cepraf com os fisioterapeutas do clube. Não há previsão de retorno.
Victor Ferraz também está em fase final da recuperação de uma forte lombalgia. Ele sentiu a dor durante treinamento realizado no dia 22 de setembro. Desde então ele vem desfalcando o Peixe. O camisa 4 já realiza treinos físicos nos gramados do CT Rei Pelé.
O zagueiro Gustavo Henrique foi submetido a artroscopia no dia 5 de outubro devido a sintomas relacionados a lesão do menisco medial do joelho esquerdo, que se intensificaram após entorse ocorrido no jogo contra o Corinthians, no dia 10 de setembro. Ele já iniciou trabalhos de recuperação no Cepraf. Não há previsão de retorno.
O camisa 19 Léo Cittadini foi submetido a procedimento cirúrgico no dia 2 de outubro para tratamento de luxação gleno umeral recidivante do ombro esquerdo. A operação foi efetuada pelo especialista em cirurgia do ombro e cotovelo Dr. Benno Ejnisman no Hospital Israelita Albert Einstein, na Unidade Morumbi, em São Paulo (SP). A cirurgia, que não era de urgência, aconteceu antes das férias de fim de ano em comum acordo entre atleta, DM e comissão técnica com o intuito do jogador estar restabelecido para a pré-temporada 2018.
Vitor Bueno é desfalque certo até a temporada 2018, já que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito no empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, no dia 1º de julho. Ele passou por cirurgia de reconstrução do LCA no dia 6 de julho.
O Santos FC acatou a solicitação do atacante Nilmar para cumprir um afastamento temporário, sem ônus para o clube, para tratar de questões de saúde, com a anuência do departamento médico. A Diretoria dará o apoio necessário para que sua reintegração ocorra o mais breve possível.
Os demais jogadores do elenco que não estão na lista dos relacionados não foram chamados para a partida no Recife (PE) por decisão da comissão técnica.