Santa Casa vai segurar os cortes nos atendimentos até a próxima quarta-feira

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de maio de 2018 às 19:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Repasses da Prefeitura de Franca estão atrasados há três meses, prejudicando entidade

​​A Santa Casa de Franca deverá esperar a promessa do prefeito Gilson de Souza (DEM), de que pagará a primeira das três parcelas atrasadas até a próxima quarta-feira para a instituição, no valor de R$ 1,25 milhão, antes de iniciar cortes nos atendimentos à população de Franca.

Mas a entidade já avisou que a situação financeira é delicada e que, se os recursos que são enviados mensalmente pela Prefeitura não chegarem, os atendimentos vão parar. 

Isso porque a entidade não está pagando regularmente os fornecedores e alguns materiais podem acabar. O primeiro setor a sofrer cortes poderá ser justamente o de urgência e emergência.

A Prefeitura não repassa o subsídio desde março. São três meses de atraso que estão comprometendo seriamente as finanças da instituição. Segundo a diretoria, parar os atendimentos não é uma opção no momento, mas falta de alternativas. 

“A situação financeira da Santa Casa está precária, com atrasos junto aos fornecedores. A ausência de pagamentos até o próximo dia 25 (sexta-feira) afetará diretamente nos atendimentos médicos aos usuários do SUS”, disse o presidente, José Chimionato.

Segundo o município, a história é outra: o dinheiro está disponível, mas não foi repassado por erros de procedimentos da própria Santa Casa na elaboração dos planos de trabalho e que os valores serão liberados assim que isso for acertado. 

Fontes da instituição, porém, dizem que tudo que dependia da Santa Casa foi feita e que a morosidade da Prefeitura é que tem travado a liberação. 

Tânia Bertholino, secretária de Finanças, afirmou que a verba seria publicada no Diário Oficial de quinta-feira, o que não aconteceu até aqui.


+ Política