Santa Casa espera instalar mais seis leitos de UTI até o início do próximo mês

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 26 de agosto de 2020 às 13:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Hospital tem as 31 vagas 100% ocupadas e precisa melhorar número para que Franca não regrida

Santa Casa de Franca pretende implantar 6 novos leitos de UTI até o começo de setembro

Embora tenha chegado à fase laranja do Plano São Paulo de enfrentamento à covid-19, Franca ainda está longe de conseguir atingir a fase amarela, menos restritiva. 

Mesmo depois da destinação de mais leitos de UTI para pacientes infectados pelo novo coronavírus, o município ainda corre perigo, mesmo que, como um todo, os 22 municípios que formam a DRS-8, como Igarapava e Ituverava, tenham melhorado a oferta de leitos de UTI.

O boletim diário da Santa Casa de Franca divulgado na terça-feira (25) apontou que, pelo terceiro dia seguido, o hospital operava com 100% de ocupação nos 31 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. 

Para desafogar o sistema, a diretoria espera a abertura de seis novas vagas até o dia 3 de setembro.

Esses espaços, somados aos quatro abertos no último dia 19, completam o cronograma do plano de trabalho apresentado pelo hospital à Prefeitura e ao governo paulista no início de agosto.

Na ocasião, para a abertura desses 10 novos leitos, a Santa Casa pediu apoio financeiro de R$ 1.440.000,00 para a administração pública e 79 equipamentos á Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo o hospital, o valor já foi pago pela Prefeitura. Em relação aos equipamentos, a Santa Casa aguarda a entrega de uma máquina de hemodiálise e uma osmose reversa portátil. Além disso, ainda trabalha na contratação e adequação de profissionais para estes novos leitos.

Em nota, a pasta estadual disse que já enviou 32 respiradores e 10 monitores ao hospital em virtude do último pedido e trabalha para a ativação de novos leitos de UTI no município.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Prefeitura de Franca, divulgado na noite de terça-feira (25), a cidade tem 3.325 moradores infectados com novo coronavírus e 67 mortes causadas por complicações da doença.

Sede do Departamento Regional de Saúde 8 (DRS 8), Franca e outras 21 cidades da região foram promovidas da fase vermelha (etapa 1) para a laranja (etapa 2) do Plano São Paulo, que organiza a retomada das atividades durante a pandemia do novo coronavírus.

Com isso, desde segunda-feira (24), está autorizada a abertura do comércio de rua, shoppings, escritórios e concessionárias, com restrições.

Para o avanço dentro do plano, o estado analisa cinco critérios, dentre eles a taxa de ocupação em leitos de UTI e a oferta de vagas para cada 100 mil habitantes do DRS.

No dia da atualização do estado, sexta-feira (21), a região de Franca tinha 77,8% de ocupação e 12,2 leitos para cada 100 mil habitantes. 

Na terça-feira, segundo dados da Fundação Seade, 75,4% dos espaços estavam ocupados, com uma média de 12,8 vagas para cada 100 mil habitantes.


+ Cidades