Salmonella: o que você precisa saber para se proteger dessa bactéria

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de dezembro de 2017 às 00:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Bactéria foi a responsável por, pelo menos, 42,5% dos problemas de intoxicação alimentar no Brasil

A Salmonella é reconhecida pela OMS como um dos patógenos mais significativos em termos de impacto à saúde da população e que pode ser usado como indicador da qualidade dos alimentos.

Salmonella é o gênero da bactéria da família Enterobacteriaceae, é um bastonete gram-negativo e foi a bactéria responsável por, pelo menos, 42,5% dos surtos alimentares no Brasil.

Afinal, quem nunca passou por uma dor de barriga depois de comer “maionese de festa”?

As espécies registradas com maior frequência em contaminações em alimentos e surtos alimentares são Salmonella tiphy e Salmonella enterica.

Salmonelose é a infecção causada pela ingestão de alimentos contaminados com bactérias do gênero Salmonella. Os sintomas são náuseas, vômito, diarréia intensa, febre, dores na barriga e na cabeça. Em casos mais severos pode apresentar sangue nas fezes e desidratação.

Os sintomas podem aparecer de 12 horas até 7 dias após a ingestão do alimento contaminado e podem durar de 1 a 3 semanas.

A Salmonella pode estar presente em alimentos mal higienizados, crus ou mal cozidos. Produtos agrícolas não processados como hortaliças, frutas, carnes cruas, leite e ovo são veículos frequentes das Salmonella. Podem estar presentes também no solo e na água contaminados com fezes.

Cozinhar bem os alimentos, garantindo que o alimento está cozido por dentro e por fora, consumir apenas leite pasteurizado, higienizar bem frutas, legumes e verduras, higienizar mãos e equipamentos de manipulação de alimentos, atentar para a contaminação cruzada, são alguns dos cuidados básicos mas extremamente importantes para diminuir os riscos de contaminação.

As salmonelas crescem na presença ou ausência de ar, multiplicam-se facilmente entre 8-11°C e sobrevivem na temperatura de 35 – 43°C (com extremos de 5 a 46°C).

A Salmonella é capaz de sobreviver por longos períodos em refrigeração e particularmente em alimentos de origem animal sobrevive ao congelamento. É sensível ao calor, não sobrevivendo à temperatura superior a 70°C.

Em alimentos com elevado teor lipídico, como ovos e chocolate, as salmonelas ficam dentro dos glóbulos de gordura, protegidas, não sendo afetadas pelas enzimas digestivas ou pela acidez gástrica.

Após uma infecção por Salmonella a pessoa pode permanecer com a bactéria por 1 ano! 


+ Saúde