Saiba qual chá te deixa com memória de elefante e sono de bebê e faça hoje mesmo

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 23 de novembro de 2024 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Rico em catequinas e L-teanina, este chá pode potencializar a sua memória e proporcionar um sono reparador

Chá que melhora e preserva a memória é um dos queridinhos do momento – foto Freepik

 

Disponível nas prateleiras de qualquer mercado, este chá produzido a partir da Camellia sinensis pode melhorar (e preservar) a sua memória ao mesmo tempo que promove uma boa noite de sono – não é à toa que o matcha (um tipo especial de chá verde) se tornou um dos queridinhos do momento.

Por isso, se você quer investir no seu bem-estar cognitivo, recomendamos incluir o chá verde no seu dia a dia.

Além de ser rico em vitaminas, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro, o chá verde possui uma série de propriedades medicinais.

Entre elas está sua capacidade de melhorar a memória. Isso porque a bebida contém uma alta concentração de catequinas (mais especificamente, a epigalocatequina-galato), antioxidantes que combatem os radicais livres e protegem as células do cérebro.

Ainda, um estudo publicado no Journal of Nutrition, Health and Aging observou uma melhora significativa na memória de trabalho – especialmente em tarefas relacionadas à retenção e recuperação de informações – em pessoas que consumiram o chá verde.

Para completar, a bebida também é rica em flavonóides, responsável por aumentar o fluxo de sangue no cérebro e otimizar a sua oxigenação, o que tem um impacto direto no seu funcionamento.

Mas não é apenas durante o dia que ele age: o chá verde também tem o poder de proporcionar um sono reparador, o que é fundamental para a consolidação da memória.

Esse efeito acontece graças à L-teanina, que aumenta as ondas cerebrais teta, associadas aos ciclos de sono profundo – além de potencializar a concentração e reduzir o estresse.

Uma pesquisa publicada no Journal of Medicinal Food comprovou esses benefícios, já que descobriu que a combinação de L-teanina e cafeína presente no chá verde melhora o desempenho cognitivo e a qualidade do sono.

Quando consumir?

Para aproveitar os benefícios do chá verde em seu máximo, especialistas apontam dois horários para consumi-lo:

Logo ao acordar: o ideal é consumir o chá bem cedinho, às 7h. Isso porque a bebida pode acelerar o metabolismo e aumentar a energia, sendo perfeito para começar o dia bem disposto.

No final da tarde: outra opção é incluir o chá no seu lanche da tarde, às 17h. Assim, você vai conseguir manter seus níveis de energia sem prejudicar o seu sono.

*Informações Casa Vogue


+ Bem-estar