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Controle de estabilidade está entre os novos itens obrigatórios de segurança veicular no Brasil; marcas ajustam gama às novas regras
Desde o primeiro dia de 2024, está em vigor a obrigatoriedade de novos itens de segurança para veículos 0 km.
Agora, todos os carros são obrigados a sair de fábrica com recursos adicionais, incluindo controle de estabilidade, luzes diurnas, alerta de cinto de segurança no painel e teste de impacto lateral.
A notícia é bem vinda, mas vem tarde. Essas medidas deveriam ter sido implementadas a partir de janeiro de 2021.
Contudo, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) alegou que os efeitos da pandemia de Covid-19 tornariam esse prazo inviável.
Itens obrigatórios
Em resposta, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou a data limite para 1º de janeiro de 2024 através da Resolução 954/2022.
A norma inclui ainda indicadores de frenagem brusca e repetidores de seta nos retrovisores ou para-lamas, agora exigidos em todos os automóveis de passeio fabricados a partir de 2024.
Interessante observar que as luzes diurnas (DRLs) não necessariamente precisam ser LEDs; lâmpadas convencionais também são aceitas.
No caso de vans, ônibus e caminhões, a obrigatoriedade do controle de estabilidade entra em vigor apenas em 1º de janeiro de 2025, conforme estabelecido pela Resolução 799 do Contran.
Carro de “Duas Cabeças”
A obrigatoriedade desses itens de segurança já estava prevista na Resolução 567/2015 do Contran para veículos fabricados entre 2022 e 2023. No entanto, graças aos efeitos da Resolução com o adiamento, carros fabricados em 2023 e pertencentes a esse lote específico não estão sujeitos às novas regras.
A partir de agora, os consumidores que planejam adquirir um veículo 0 km precisam ficar atentos ao famoso “carro de duas cabeças”, referindo-se ao ano modelo 2023/2024. Vale ressaltar que a regra se aplica somente aos carros fabricados a partir de 2024.
Projetos mais recentes e aproximadamente 50% dos veículos vendidos em 2023 já contam com o sistema de controle de estabilidade, inicialmente previsto para ser obrigatório a partir de janeiro de 2022.
Novos itens de segurança obrigatórios para carros
Controle de Estabilidade:
O Controle de Estabilidade é um sistema que monitora a estabilidade do veículo e intervém automaticamente, ajustando o torque do motor e aplicando frenagem individual em rodas específicas para prevenir derrapagens e perda de controle
Luzes de Rodagem Diurnas (DRLs):
As Luzes de Rodagem Diurnas são luzes de veículo que são automaticamente ativadas durante o dia para aumentar a visibilidade do veículo, tornando-o mais visível para outros motoristas e pedestres durante o dia.
Alerta de Cinto de Segurança no Painel:
O Alerta de Cinto de Segurança no Painel é um sistema que emite um aviso sonoro ou visual no painel do veículo quando o condutor ou passageiro não está com o cinto de segurança afivelado
Teste de Impacto Lateral:
O Teste de Impacto Lateral é um procedimento de avaliação de segurança veicular que simula colisões laterais para verificar a capacidade de proteção dos ocupantes do veículo.
Indicadores de Frenagem Brusca:
Os Indicadores de Frenagem Brusca são sensores que detectam desacelerações significativas e emitem sinais visuais para alertar os motoristas seguintes sobre uma frenagem brusca iminente. Em geral, as lanternas piscam de forma intermitente.
Repetidores de Seta nos Retrovisores:
Os Repetidores de Seta nos Retrovisores são luzes indicadoras de direção localizadas nos retrovisores externos do veículo. Esses repetidores melhoram a visibilidade das intenções de mudança de direção.
(Com informações da CNN Brasil)