Saiba quais são os motivos que nos fazem acordar com mau hálito

Apesar de incômodo, o mau hálito matinal é considerado uma condição fisiológica natural

Postado em: em Saúde

Você acorda de manhã, sente aquele gosto estranho na boca e logo sente o mau hálito. Apesar de incômodo, o mau hálito matinal é considerado uma condição fisiológica natural. Ele ocorre durante o sono porque o fluxo salivar diminui enquanto estamos dormindo.

Alimentos que são vilões

O consumo de alimentos como alho e temperos com cebola e salsinha deixam um odor característico remanescente na hora do sono. Além disso, a ingestão de álcool também provoca ressecamento das mucosas e favorece a troca de pele do revestimento mucoso, causando mau hálito.

Como evitar o mau hálito

Uma das formas mais eficazes de evitar o mau hálito é a boa escovação durante a noite, utilizando fio dental e higienizar o dorso da língua com uma escova de cerdas macias ou com higienizador lingual específico. “Uma dica simples e eficaz é a ingestão de água. Sempre que acordar no meio da noite, tome um pouco”, afirma o dentista Edson Pedrazzi.

Como diagnosticar quando algo vai errado

No Brasil, cerca de 3 em cada 10 pessoas sofrem de mau hálito e acabam não percebendo por se acostumarem com o odor. A halitose possui tratamento e pode ser diagnosticada no consultório do dentista. A utilização de enxaguante bucal deve resolver o problema se utilizado por uma semana.

Quando consultar o dentista

Se o mau hálito persistir, é recomendada a consulta com um dentista. Pelo menos 90% das halitoses são de origem bucal e podem ser prevenidas utilizando um enxaguante bucal. Se os sintomas persistirem, o paciente deve buscar uma complementação consultando um médico.


Artigos Relacionados