Saiba quais são os cuidados para evitar a intoxicação por produtos de limpeza

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de maio de 2020 às 12:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com os cuidados redobrados na higienização da casa e objetos, acidentes podem ser perigosos e recorrentes

As ocorrências de intoxicação por produtos de limpeza já eram frequentes antes da pandemia de covid-19.  

Em quarentena, com os cuidados redobrados na higienização da casa e dos objetos, esses acidentes podem se tornar mais perigosos e recorrentes. 

Para se ter uma ideia, o Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI-SP) atende, anualmente, cerca 8 mil casos de exposição a substâncias químicas apenas na capital.

1. Os produtos que mais causam estas reações são o cloro, o amoníaco, os removedores e o hipoclorito de sódio. 

“Em geral, são os que apresentam um PH muito alto ou baixo, sendo capazes de lesionar a barreira cutânea e irritar as mucosas”, explica a médica.

2. Dê preferência a desinfetantes biodegradáveis, livres de conservantes químicos e sintéticos. Os orgânicos e naturais, como bicarbonato de sódio, vinagre branco, álcool e sabão de coco também são menos nocivos à saúde, contudo, menos eficazes.

3. “No pior dos cenários, o mau uso desses produtos químicos pode trazer reações alérgicas graves, como edema de glote, fechando as vias aéreas e acarretando uma crise de broncoespasmo grave. Portanto, ao apresentar qualquer sinal de dificuldade respiratória, o indivíduo deve procurar imediatamente o serviço de emergência”, adverte Camila.

4. Importante ressaltar que, falando de produtos químicos, o uso excessivo de álcool gel também pode ser um problema. 

O uso recorrente para higienização das mãos pode ressecar a pele, removendo a camada lipídica e deixando-a mais suscetível a irritação e inflamação por outros produtos. 

Além disso, ele é um produto inflamável e deve-se tomar muito cuidado ao manuseá-lo.

5. Podemos dizer que todos os produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não oferecem risco quando usados corretamente, contudo, os produtos saneantes são sempre para aplicação sobre superfícies inanimadas. 

“Então, quando utilizados erroneamente sobre a pele e com exposição prolongada, podem causar danos, alergias nas vias respiratórias e outros problemas”, complementa o químico Miguel Sinkunas, ex-diretor da ABRALIMP (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional).

6. Vale sempre lembrar que os produtos de limpeza, como qualquer outro produto químico, devem ser mantidos fora do alcance das crianças, de preferência, em prateleiras altas e fora do seu campo de visão.

7. Em caso de dúvidas, a Anvisa disponibiliza o serviço “Disque-Intoxicação”. O número é o 0800-722-6001. 


+ Cotidiano