Saiba quais alimentos são considerados saudáveis, mas que não são

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de janeiro de 2020 às 01:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É fácil identificar os alimentos que são prejudiciais à saúde. Mas, e quando o assunto são os saudáveis?

É fácil identificar os alimentos que não são saudáveis ​​e prejudiciais à saúde, como a batata frita, lanches fast food, etc. Mas quando o assunto são os saudáveis, já pode gerar algumas dúvidas.

Quando se trata de comida, os detalhes são importantes. O mesmo acontece com a literatura nutricional mais recente, pois a maré muda rapidamente nas pesquisas sobre dieta. 

Tomemos, por exemplo, o óleo de coco: há alguns anos atrás, era anunciado como um super alimento, cheio de benefícios. Hoje, há cientistas que o consideram “veneno puro”.

Aqui estão cinco alimentos que os consumidores geralmente consideram “saudáveis”, mesmo que pesquisas dizem ser o contrário. Evite-os.

Produtos sem glúten

Por que dizem ser saudável

O glúten causa todos os tipos de males corporais como problema gástrico, inchaço, inflamação e ganho de peso. Trocar seus produtos favoritos de grãos ​​por opções sem glúten melhorará sua saúde geral.

O problema

Se você sofre de doença celíaca ou é intolerante ao glúten, alimentos sem glúten são um salva-vidas. Coma-os como desejar.

Para todos os outros, eles são – na melhor das hipóteses – um desperdício de dinheiro. Um estudo no Canadian Journal of Dietary Practice and Research descobriu que, em média, os produtos sem glúten eram 242% mais caros do que os tradicionais.

Na pior das hipóteses, eles podem ser prejudiciais. “O número de americanos que comem sem glúten triplicou nos últimos cinco anos para 2,7 milhões de americanos, pois o termo se tornou sinônimo de saudável”, diz Adrienne Youdim, MD, especialista em obesidade e professora associada de medicina na Faculdade de Medicina David Geffen da UCLA e Centro Médico Cedars-Sinai. 

Ela acrescenta que muitas pessoas assumem que cortar glúten se traduz em cortar carboidratos.

Isso simplesmente não é verdade. “Muitos alimentos embalados rotulados como ‘sem glúten’ não são, de fato, saudáveis”. Ela acrescenta que coisas como massas sem glúten, pizza, pão e biscoitos podem ser carregadas com conservantes, açúcar e gordura para substituir o trigo ou glúten. 

E dietas sem glúten não estão associadas à perda de peso. Além disso, muitos desses produtos estão sem a fibra que o trigo integral possui, portanto, a mesma quantidade da versão sem glúten não vai te satisfazer como uma tigela de material real.

Manteiga de amendoim

Por que dizem ser saudável

A gordura do amendoim é densa em calorias, com nove calorias por grama, mas é o tipo “bom” de gordura, para que você possa comer colheres sem vergonha.

O problema

A manteiga de amendoim é um alimento de alto teor calórico e, desde que você adote as variedades naturais e sem adição de açúcar, você se beneficiará das gorduras boas encontradas nessa propagação.

 “É o tipo de gordura, e não a quantidade total de gordura, que realmente importa quando se trata de saúde”, diz Jessica Levings, nutricionista registrada em Orlando. “A gordura monoinsaturada é um tipo de gordura ‘saudável’ que ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas e é encontrada em grandes quantidades em alimentos, como amendoim e manteiga de amendoim.”

Dito isto, existem opções mais saudáveis ​​de manteiga de oleaginosas que fornecem mais nutrição para a mesma quantidade de calorias. 

A manteiga de amêndoa tem mais cálcio do que qualquer outra manteiga de amendoim, acrescenta Meghan Windham, nutricionista da Texas A&M. 

Sua melhor aposta é misturar as coisas, buscando frascos diferentes cada vez que você se encontra no corredor da manteiga de amendoim.

Suco Verde

Por que dizem ser saudável

Couve, salsa e maçãs misturados “desintoxicam” seu corpo. A perda de peso e a melhora da pele e do sono são apontados como resultados dos sucos.

O problema

Seu corpo não precisa de muita ajuda para se livrar das coisas ruins. “O fígado naturalmente desintoxica nosso corpo, e se comermos alimentos integrais reais, ricos em antioxidantes e fibras, o sistema corporal funcionará de maneira eficiente e promoverá o bem-estar ideal”, diz a nutricionista Kelly Puryear. 

“Quando você tritura, remove a fibra e deixa o açúcar para trás. O açúcar na ausência de fibra promoverá um rápido aumento nos níveis de glicose no sangue ”, diz Youdim. Coma a fruta inteira para um aumento mais constante do açúcar no sangue, que lhe dará mais energia sustentada.

Com moderação, os sucos verdes podem fornecer muitos nutrientes. Se você não está tentando perder peso ativamente, Youdim diz que não há problema em bater ocasionalmente um copo de suco. Só não faça disso um hábito diário.

Pipoca de micro-ondas

Por que dizem ser saudável

Como um lanche rico em fibras e grãos integrais, a pipoca pode encher você com muito volume, mas não uma tonelada de calorias.

O problema

Algumas marcas de pipoca podem ser absolutamente iguais a pacotes de salgadinhos, diz Levings. Mas ler a lista de ingredientes é fundamental. “Muitas pipocas de micro-ondas contêm óleos parcialmente hidrogenados e excesso de sódio.” 

E, para sua informação, a pipoca doce é basicamente pipoca cristalizada, com muito açúcar adicionado.

Ao fazer compras, procure marcas que usem azeite e tente manter os níveis de sódio abaixo de 150 miligramas por porção. 

Para uma opção melhor, Levings faz com que seus clientes façam sua própria pipoca . “Coloque um quarto de xícara de grãos de pipoca em uma sacola de papel. Dobre a tampa algumas vezes e coloque no micro-ondas usando a configuração de pipoca. ”

Barras e Shakes para substituição de refeições

Por que dizem ser saudável

Esses itens ricos em proteínas são perfeitos para reabastecer depois de um treino ou comer quando você está muito ocupado para fazer um almoço de verdade.

O problema

A maioria desses shakes e barras está cheia de ingredientes altamente processados, como proteínas desnaturadas, adoçantes artificiais e sódio. 

Além disso, “a maioria tem muita proteína por porção para o seu corpo processar e usar em uma refeição e não há carboidratos suficientes para ajudar no metabolismo e na utilização da proteína no organismo”, diz Puryear. 

Ela acrescenta que a pesquisa mostrou que a maioria dos seres humanos pode metabolizar apenas cerca de 20 gramas de proteína por vez – um shake de 60 gramas sobrecarregará seu sistema.

Além disso, seu corpo tem mais dificuldade em absorver proteínas desnaturadas em comparação com as proteínas homólogas. 

Se você precisar da conveniência de um shake, Puryear sugere “selecionar fontes de proteína que sejam mais eficientemente digeridas e absorvidas pelo organismo, como o isolado de proteína de soro de leite e a proteína do ovo”, e procure ingredientes de alimentos integrais sempre que possível.

Fonte: Go Outside / Terra


+ Nutrição