Saiba quais alimentos ajudam no sono e na perda de peso ao mesmo tempo

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 28 de agosto de 2020 às 19:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No período de quarentena, muitas pessoas se queixam de problemas para dormir e do aumento de peso

​Durante a quarentena causada pela pandemia de coronavírus, não são raros os casos de pessoas que têm relatado problemas para dormir por conta do aumento do estresse. 

Paralelamente, muitas delas também reclamam do aumento de peso, uma vez que um comportamento está ligado ao outro.

A boa-nova é que certos alimentos não apenas ajudam a dormir melhor como, paralelamente, também são aliados do emagrecimento. 

Veja quais são:

Nozes​

“Nozes e amêndoas são fontes de melatonina, hormônio que ajuda a regular o seu sono”, explicou o especialista em saúde e bem-estar Karl Kristian ao jornal britânico The Sun. 

Basta comer uma porção controlada uma vez por dia, de preferência no lanche da manhã.

Chá de ervas​

O chá de camomila, por exemplo, contém antioxidantes que ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade, reduzindo a inflamação e acalmando os músculos. 

Por isso, ele é frequentemente recomendado para aqueles que lutam contra a insônia.

Além dele, infusões como as de chá-verde, gengibre, café e erva-mate aceleraram o metabolismo e mantém o peso saudável. “E mais: fazem você se sentir satisfeito mais rapidamente”, acrescentou Kristian.

Folhas e grãos​

A nutricionista Susan Alexander assegurou que alimentos ricos em magnésio podem colaborar com quem está lutando para dormir.

“Foi demonstrado que o magnésio o ajuda a relaxar, então, experimente comer fontes ricas de magnésio, como verduras, feijão, grãos inteiros e laticínios com baixo teor de gordura”, recomendou. 

“Você ainda pode encontrar magnésio em vegetais de folhas verdes, como espinafre, nozes e abacate”, complementou.

Dieta mediterrânea​

Rica em peixes, legumes e azeite de oliva, esse tipo de alimentação não apenas colabora na boa forma como também permite um melhor descanso à noite.

“Comer dessa maneira ajudará a melhorar seu humor e seu peso, algo que todos nós precisaremos considerar conforme nos tornamos cada vez mais sedentários durante o isolamento”, salientou o médico Michael Mosely, criador de um plano de emagrecimento muito famoso no Reino Unido.

Peixes​

Peixes são ótimos aliados, porém, se ideia é turbinar os períodos de descanso, deve-se priorizar os mais oleosos, como salmão, grande fonte de vitamina D, proteínas, vitamina B e selênio.

Ao The Sun, a nutricionista Lisa Borg disse que você deve consumir cerca de três pedaços por dia se o objetivo for secar e perder medidas.

“Siga uma dieta para equilibrar os níveis de glicose no sangue e certifique-se de se exercitar por, pelo menos, 30 minutos todos os dias’, complementou.

Peru​

Embora não seja uma proteína popular no país, com exceção das festas de fim de ano, o peru é rico em um aminoácido chamado triptofano, usado pelo corpo para aumentar os níveis de melatonina, o hormônio do sono.

Esse tipo de carne também é rica em proteínas e é ótima para adicionar em saladas e massas. “A principal razão para isso é a saciedade da proteína, o que significa que ela deixa você mais satisfeito por mais tempo”, salientou a nutricionista Emily Rollason.

Cerejas


“As cerejas são naturalmente ricas em melatonina, hormônio que ajuda a regular o sono. Experimente optar por aveia com cerejas durante a noite antes de dormir para ajudá-lo a cochilar naturalmente”, finalizou Emily.


+ Nutrição