compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Muitos tutores gostam de oferecer frutas aos seus pets, especialmente no calor; saiba quais delas não vão fazer mal ao seu amigão
Frutas e pets são uma relação complexa e que exige cuidados – foto Freepik
Frutas e pets são uma combinação meio complexa: enquanto algumas delas são benéficas para os cães e podem ser até usadas para refrescar o bichinho no calor, outras são estritamente proibidas.
Na verdade, há algumas que podem até causar problemas graves para o animal, então todo cuidado é pouco nesse sentido.
Isso porque, segundo a médica veterinária integrativa Laissa Santiago, cães e gatos contam com a falta da amílase na saliva, uma importante enzima para digestão.
Assim, cabe ao pâncreas trabalhar dobrado para conseguir digerir os carboidratos — e isso inclui as frutas! Portanto, a oferta deve ser moderada e bem escolhida.
Porém, isso não quer dizer que você não deve dar frutas para o seu cãozinho. Basta saber quais são permitidas para eles, viu? Assim, ele vai poder absorver todos os benefícios desses alimentos e conseguir uma dieta mais balanceada e completa.
Frutas que fazem bem para os pets
São várias as frutas que trazem benefícios para os animais se comidas sem exageros. E o melhor é que cada uma tem vantagens diferentes, então dá para alternar entre elas e beneficiar o seu cãozinho de várias formas.
Veja algumas dessas frutas:
Amoras, mirtilos, morango e kiwi: fontes de antioxidantes e fitoquímicos, reduzem o risco de câncer e a taxa de envelhecimento.
Fortalecem a imunidade e protegem órgãos suscetíveis aos danos causados por oxidação, como os olhos e o cérebro, afastando o risco de catarata e disfunção cognitiva (“Alzheimer canino”).
Mamão e abacaxi: possuem enzimas digestivas e dão uma força com a digestão.
Melão e melancia: ricas em fibras e água.
Goiaba, framboesa e caqui: ricas em fibras, regulam o trânsito intestinal.
Mas, mesmo no caso dessas frutas permitidas, vale um certo cuidado. Isso porque, assim como os seres humanos, os pets podem ter intolerâncias e alergias alimentares, que se manifestam através de sinais como vômitos, diarreia e coceiras.
Ou seja, na primeira vez que oferecer um alimento novo, sempre fique atento e busque um veterinário caso apareça um problema.
Além disso, apesar de várias frutas trazerem benefícios aos cães, isso não quer dizer que isso seja o suficiente para a dieta deles. Portanto, nada de substituir refeições pelas frutinhas!
Frutas proibidas
Algumas frutas podem causar grandes danos para o seu cãozinho, por isso o cuidado é essencial. Veja quais são e entenda os malefícios que podem causar à saúde:
Carambola: apresenta caramboxina, uma toxina que pode causar alterações neurológicas e ser nefrotóxica. A carambola também é fonte de ácido oxálico, o que pode levar à formação de cristais e cálculos de oxalato de cálcio em indivíduos predispostos.
Uvas: contém uma substância tóxica que pode levar a alterações, como aumento da frequência urinária e da ingestão de água por provocar lesões nos rins.
Açaí: possui teobromina, mesma substância tóxica do chocolate, prejudicial ao coração e ao cérebro.
Casca e caroço de abacate: essas partes do abacate concentram grandes quantidades de persina, uma toxina que protege a fruta de fungos e pode levar à falência de órgãos em cães, dependendo da quantidade ingerida.
E não se esqueça: os cães nem sempre comem apenas aquilo que é oferecido a eles, então é também importante guardar essas frutas fora do alcance deles e tomar cuidado para não deixar cair pedaços quando você as comer.
*Informações Alto Astral