Cortar as pontas do cabelo pode ajudar a manter a saúde do fio, mas não o faz crescer mais rápido. Escovar frequentemente também não estimula o crescimento.
Por outro lado, uma alimentação saudável e uma rotina livre de estresse são aliadas para quem deseja ter madeixas mais fortes e longas.
Estas são algumas das informações sobre crescimento capilar que podem auxiliar nos cuidados corretos para manter os cabelos saudáveis.
No entanto, há muitos mitos que se popularizaram. Por isso, é importante conhecer o que é fato ou mentira sobre o assunto.
Estilos
Ter cabelos longos e saudáveis é um desejo compartilhado por muitas pessoas, já que fios bem cuidados são associados à beleza e à autoestima com frequência.
Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para além de funções estéticas relacionadas à autoafirmação, à moda e a diferentes estilos, os cabelos são responsáveis por proteger a pele contra a radiação solar. Em algumas áreas do corpo, também auxiliam na percepção de sensibilidade.
De acordo com a SBD, os pelos do corpo contam com um padrão de crescimento característico e alternam entre fases de crescimento e repouso. O tempo de duração e intensidade desses estágios dependem da localização do pelo.
No caso do cabelo, o crescimento médio é de um centímetro por mês, e o ciclo dos fios dura de 2 a 7 anos. De modo geral, um indivíduo tem 100 mil fios de cabelo, sendo esperada uma queda de 100 a 200 por dia.
Hábitos saudáveis
O ritmo de crescimento e a quantidade de fios que caem dependem da idade e de fatores hormonais, nutricionais e genéticos.
Hábitos saudáveis e suplementação, como o uso de minoxidil para cabelo, podem fazer a diferença. É necessário, contudo, procurar um médico dermatologista para que a melhor forma de cuidado seja adotada.
A SBD, o Instituto do Cabelo e a Sociedade Brasileira de Tricologia recomendam prestar atenção nos sinais que as madeixas dão, como afinamento dos fios e perda acentuada, para que seja possível uma avaliação precoce, o diagnóstico correto e a determinação de tratamentos adequados.
As entidades disponibilizam informações que ajudam a esclarecer mitos e verdades acerca da dinâmica do crescimento do cabelo:
Cortar as pontas faz com que o cabelo cresça mais rápido?
Mito. É consenso entre as entidades especializadas que cortar as pontas do cabelo não faz com que ele cresça mais rápido, apesar de essa ser uma informação divulgada com frequência. Como os fios crescem a partir da raiz no couro cabeludo, o corte das pontas não tem interferência direta no crescimento.
Deixar os fios aparados pode ajudar a mantê-los mais saudáveis, removendo pontas duplas e prevenindo a quebra daquelas que estão ressecadas. Assim, o corte em dia pode fazer com que o cabelo ganhe uma aparência mais cheia e bonita, mas não estimula o seu crescimento de fato.
A alimentação afeta o crescimento do cabelo?
Verdade. Manter-se saudável de dentro para fora é um dos fatores mais importantes quando se busca o crescimento capilar. Alimentação balanceada, ingestão de água em abundância para hidratação e qualidade de sono são aspectos relevantes para a vida dos fios. É preciso se alimentar com comidas variadas e ricas em nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais.
A queratina é uma proteína que ajuda a fortalecer os fios, enquanto vitaminas, como a biotina, podem estimular o crescimento. A queda pode ser prevenida com minerais como o zinco. Além disso, uma dieta que inclua alimentos antioxidantes ajuda a promover um couro cabeludo mais saudável.
Frutas, vegetais, peixes, nozes e grãos integrais são exemplos de alimentos que melhoram a saúde e contribuem para a vitalidade do cabelo.
Lavar a cabeça todos os dias prejudica os fios?
Mito. Lavar o cabelo todos os dias não é um hábito que está relacionado diretamente à queda de cabelo ou aos danos nos fios e no couro cabeludo. A lavagem regular, na verdade, é indicada por ser benéfica para manter a higiene e estimular a circulação sanguínea na região.
De acordo com o diretor médico do Instituto do Cabelo e membro titular do American Hair Loss Council, Luciano Barsanti, o cabelo deve ser lavado diariamente. A orientação é usar um shampoo neutro, transparente e em pequenas quantidades, massageando o couro cabeludo na direção dos fios e evitando movimentos circulares.
O estresse pode causar queda de cabelo?
Verdade. Segundo a Sociedade Brasileira de Tricologia, a queda anormal de cabelos pode ser provocada por diversos fatores, como distúrbios psiquiátricos, depressão, cirurgias extensas, medicamentos, estresse, entre outros.
Para a elaboração de um diagnóstico correto e de uma prescrição de tratamento assertiva, é preciso buscar a avaliação de um médico tricologista. Os especialistas alertam que quanto antes o problema for detectado, maior é a chance de sua reversão.
Escovar os fios frequentemente estimula o crescimento?
Mito. Escovar os fios pode ser necessário para mantê-los desembaraçados e para distribuir os óleos naturais do couro cabeludo ao longo de todo o cabelo. No entanto, isso não precisa ser feito muitas vezes no dia, já que escovar as madeixas com muita frequência pode causar danos, como a quebra dos fios.
Além disso, é importante ter uma escova ou pente de qualidade, e evitar pentear com muita força ou puxar os fios para não causar danos ao cabelo ou ao couro.
A genética é importante no crescimento do cabelo?
Verdade. A predisposição genética interfere na determinação da taxa de crescimento capilar e na espessura. Os fios crescem de 0,8 a 1,3 cm por mês, em média, mas podem variar para mais ou para menos em decorrência da herança genética.
Esse fator, portanto, deve ser levado em consideração ao se buscar entender as características individuais dos cabelos e suas necessidades específicas de cuidados.