Saiba o que fazer para ter menos desconforto após praticar corrida

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de dezembro de 2019 às 02:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialista explica o que pode ajudar, mas alerta para as únicas coisas essenciais e necessárias

Toda vez que corremos nossos músculos sofrem microlesões. Elas não são prejudiciais, e sim fazem parte de um processo natural e esperado da atividade física. Após dois ou três dias, essas microlesões estão recuperadas e o músculo está mais forte para um próximo treino.

No intuito de acelerar e diminuir o desconforto causado por esse processo, surgiram as técnicas conhecidas como “recovery”, ou recuperação, e que incluem gelo, botas compressivas e massagens, por exemplo. Juntamente com seus benefícios, tais técnicas trouxeram dúvidas a respeito do que de fato fazer após a corrida.

Em um ciclo intenso de treinamento

É importante saber que as únicas coisas essenciais e indispensáveis para o processo de recuperação muscular são tempo e descanso. Todo o resto é apenas acessório. 

O que esses acessórios fazem, em sua maioria, é diminuir o desconforto, como a bota compressiva e a liberação miofascial. Massagem e gelo, além de diminuírem o desconforto, também reduzem um pouco o processo inflamatório.

Sendo assim, sentir menos desconforto entre um treino e outro, para quem está em um ciclo de treinamento para uma maratona, por exemplo, que tem altos volumes, é de fato muito interessante.

Objetivamente: após os treinos, massagem e gelo são os mais indicados. Mas não essenciais. Caso só possa descansar, a recuperação muscular ocorrerá da mesma maneira.

Para quem treina distâncias mais curtas

Caso você não tenha um volume de treinamento alto, diminuir o desconforto entre os treinos é positivo, mas talvez menos preocupante. Qualquer técnica de recovery pode ser usada para trazer bem-estar, mas ela não será determinante para o desempenho daquela planilha de treinamento.

Não é preciso alongar-se

Novas pesquisas mostram que o alongameno logo após a corrida pode aumentar a dor muscular no período de recuperação. Portanto, o alongamento não é indicado logo após o treino.

Liberação miofascial depende do caso

A indicação de se fazer liberação miofascial antes e depois de todos os treinos não tem embasamento científico contundente. 

Essa técnica é útil para casos específicos, que a necessitem de fato. Portanto, fazê-la ou não após o treino depende da necessidade de cada um.

Novos recursos e avanços na tecnologia são ótimos para o corredor. Porém, muitas vezes eles geram ansiedade e confusão. Nesses momentos, lembre-se que seu próprio corpo é adaptado à corrida e que o simples muitos vezes também funciona.


+ Esportes