Saiba dos danos se você descuidar da manutenção das bicicletas em dias de chuva

  • Robson Leite
  • Publicado em 27 de março de 2025 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fazer uma limpeza e lubrificação dos conjuntos necessários ajuda a evitar que a umidade cause danifique o funcionamento das peças.

A bicicleta tem se consolidado cada vez mais como uma opção popular de transporte, além de ser uma excelente escolha para momentos de lazer. Com isso, a manutenção adequada das ‘magrelas’ se torna ainda mais essencial.

Após pedalar em dias chuvosos ou em ambientes úmidos, é fundamental dedicar atenção especial à bike. A falta de cuidados pós-pedal pode ocasionar diversos problemas.

Para alertar os ciclistas sobre as complicações que podem surgir com a negligência dessa manutenção, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, destaca os principais riscos que a bicicleta pode enfrentar.

1- Corrosão: a água da chuva pode enferrujar a corrente, os freios e até o quadro, afetando a durabilidade e segurança da bicicleta.

2- Desgaste acelerado: se não limpar e lubrificar a transmissão, a sujeira e a lama podem acelerar o desgaste das peças móveis.

3- Perda da eficiência: o acúmulo de sujeira nos freios e conjunto de transmissão (corrente e cassete) contribui para menor eficiência dos sistemas.

4- Peças danificadas: a água pode danificar algumas peças, como rolamentos e suspensões, afetando a suavidade e o conforto durante o pedal.

“A água pode acumular sujeira, lama e até resíduos de sal, dependendo da região, o que pode prejudicar as peças como corrente, cassete e freios”, afirma Caio Freitas, engenheiro de aplicação da Motul. “Com a exposição à chuva, a água pode penetrar em partes móveis e em componentes sensíveis, como a suspensão, e afetar seu desempenho.”

Fazer uma limpeza adequada e lubrificação dos conjuntos necessários ajuda a evitar que a umidade cause danifique o funcionamento das peças.

Secagem e armazenamento pós chuva 

Após a chuva, use um pano seco para secar o quadro, freios e corrente, girando as rodas e o pedivela para remover a água dos componentes móveis. Evite fontes de calor intenso, como secadores, para não danificar peças de plástico ou borracha. Finalize com uma limpeza e a aplicação de lubrificantes adequados para proteger as peças.

Já se tratando de armazenamento, é preciso guardar a bicicleta em um local seco, ventilado e longe do contato direto com o chão, como em suportes ou ganchos. Evite ambientes úmidos, como garagens mal ventiladas, e, se necessário, cubra a bike com uma capa ventilada.

Para ajudar nos momentos de cuidado, a linha Motul Bike Care oferece produtos específicos para bicicletas expostas à água e altos níveis de contaminação, como o Motul Bike Care Dry Clean, desenvolvido para limpeza a seco, facilitando a manutenção e os cuidados com a bicicleta, enquanto deixa uma proteção impermeabilizante.

Ele é excelente para remover sujeira e lama sem agredir as superfícies da bicicleta. Outro produto é o Motul Bike Care Chain Lube Wet, um lubrificante ideal para correntes em ambientes úmidos ou chuvosos, proporcionando boa proteção contra a água e a corrosão.

Por fim, o Motul Bike Care Brake Clean é indicado para limpar e remover resíduos de água ou sujeira nos sistemas de freios, sem danificar os discos.


+ Veículos