Saiba, de fato, como fazer as pessoas realmente confiarem em você

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de março de 2020 às 13:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:27
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Você pode levar anos para fazer alguém confiar em você – e poucos minutos para destruir tudo

Tanto na vida pessoal quanto no ambiente corporativo, o que constrói um bom relacionamento é a confiança. Desenvolver esse sentimento pode levar muito tempo – e destruí-lo pode levar apenas alguns minutos.

O cofundador da empresa de licenciamento inventRight, Stephen Key, listou em um artigo no site Entrepreneur algumas das táticas que ele usa para conquistar a confiança das pessoas. 

Antes de tudo, é preciso saber que qualquer ação deve ser orientada por dizer a verdade, por pior que ela seja. Com isso em mente, vamos aos pontos listados por Key:

1. Seja honesto sobre faltar a compromissos

O empreendedor comenta que estava ansioso para entrevistar uma pessoa que seguia no LinkedIn para uma vaga de emprego em sua companhia. 

A pessoa cancelou diversas vezes o encontro, inclusive no último minuto, com desculpas variadas.

Mais tarde, ele descobriu que a pessoa tinha encontrado uma oportunidade em um cargo melhor, em outra empresa. 

Ele se sentiu traído não por isso, mas pelas várias desculpas usadas para não ir às entrevistas. 

A questão poderia ter sido resolvida apenas dizendo a verdade. Essa pessoa dificilmente será considerada por ele em oportunidades futuras.

2. Confie nos seus erros

Um conhecido de Key compartilhou um e-mail para mais de 250 pessoas, expondo o endereço de todas. 

Muitos destinatários ficaram chateados com o fato e foram tirar satisfação com ele, que respondeu: “Meu assistente fez isso”. 

Key julga a reação como um grande erro, pois é sempre uma má escolha “jogar alguém embaixo do ônibus”. A dica é aceitar e assumir a responsabilidade por suas ações para estabelecer a confiança.

Os erros são universais e, até certo ponto, inevitáveis. Acontecem o tempo todo. “Todos nós entendemos isso. É como você responde a eles que importa aos olhos dos outros”, escreve o empreendedor.

3. Seja franco sobre suas motivações

Isso pode ser aplicado em diversas questões da vida profissional – inclusive nas rupturas. 

Key sugere que, quando você decidir que é hora de deixar o emprego atual, por exemplo, esteja disposto a explicar o porquê. 

De acordo com ele, seu chefe apreciará a atitude e, ao fazer isso, você mantém a possibilidade de trabalharem juntos no futuro.

Em suma, em qualquer relação a melhor abordagem é ser honesto. 

Em processos seletivos, se você disser a cada parte que há interesse de outras empresas, você lhes dá a oportunidade de avançar mais rapidamente no processo – ou se afastar de vez. “Dar a alguém a oportunidade de tomar uma decisão estabelece confiança.”


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