Saiba como usar a nota do Enem 2019 (apesar dos desencontros e erros)

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de janeiro de 2020 às 22:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A partir das notas no exame, os estudantes têm uma série de possibilidades para ingressar no ensino superior

Na sexta-feira (17), o Inep divulgou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. 

Estudantes de todo o país estão conferindo o resultado pela Página do Participante ou no aplicativo do Enem. 

Mesmo com a confusão dos gabaritos trocados e de notas erradas, que o Inep prometeu solucionar até segunda-feira, para não prejudicar o SISU — marcado para começar terça-feira, cada estudante pode continuar com o planejamento feito.

A partir das notas obtidas no exame, os estudantes têm uma série de possibilidades para ingressar no ensino superior em universidades públicas e privadas, no Brasil e no exterior. 

Para você não perder nenhuma oportunidade, se organizar e definir qual a melhor alternativa para o seu objetivo, confira as dicas dos especialistas: 

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permite que os estudantes concorram a vagas de graduação nas universidades públicas de todo o país. 

Neste ano, as inscrições do primeiro semestre ficam abertas entre 21 e 24 de janeiro. Em junho os estudantes podem se inscrever novamente. 

Funciona como uma bolsa de valores: eles vão selecionando os cursos e acompanhando o processamento a cada virada de dia, verificando suas posições.

A dica é: não é hora de fazer apostas, ou seja, não espere que a nota caia no último dia. 

Vale lembrar que para se inscrever é necessário ter participado da edição do Enem do ano anterior e ter obtido nota superior a zero na redação.

Universidades portuguesas

Desde 2014, estudantes brasileiros podem usar a nota do Enem para ingressar em universidades em Portugal. Hoje, mais de 40 instituições aceitam o exame. 

A grande vantagem é que algumas faculdades utilizam a nota do Enem integralmente, ou seja, não é necessário fazer uma outra prova.

Para se candidatar a uma vaga, o estudante deve procurar cada uma das instituições nas quais ele tem interesse e verificar no site da universidade o edital para mais informações.

Fies

Com inscrições abertas entre 5 e 12 de fevereiro, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa que permite o ingresso de estudantes no Ensino Superior por meio do financiamento dos custos da universidade. 

Os critérios para participar incluem análise socioeconômica e ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010. 

Além disso, os candidatos não podem zerar a redação e precisam atingir uma nota mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento.

Recentemente, o programa passou por alterações, mas as mudanças só passam a valer a partir da próxima edição. 

Prouni

Pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), estudantes de baixa renda podem conseguir bolsas de estudo, tanto integrais quanto parciais, em instituições de Ensino Superior particulares.  As inscrições vão de 28 a 31 de janeiro. 

Entre os critérios para participar estão: ter realizado a edição anterior do Enem, ter obtido nota superior a 450 em cada área de conhecimento e uma pontuação superior a zero na redação.

Também é necessário atender a determinados critérios socioeconômicos, como possuir renda inferior a 3 salários mínimos e ter concluído o Ensino Médio em instituição pública (ou particular com bolsa integral).


+ Educação